1 dezembro 2021 3:55 pm
32.3 C
Rio Branco
1 dezembro 2021 3:55 pm

Setor de serviços no AC cresce 20,1% em oito meses e variação é a segunda maior do país

G1 Ac
-------- Continua depois da Publicidade--------

O volume de serviços no Acre avançou 0,5% no mês de agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mesma alta foi registrada no Brasil.

O avanço veio após uma baixa de 2,2% no mês de julho. Na comparação com agosto de 2020, o crescimento foi de 24,3%.

No acumulado do ano (período de janeiro a agosto), os serviços registraram uma alta de 20,1%, a segunda maior do país, ficando atrás somente de Roraima, que teve avanço de 21,4%.

Os dados mostram ainda que, no acumulado de 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o Acre teve uma alta de 11,5%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em maio de 2021. Assim, o setor de serviços no Acre está 3% acima do que o registrado em fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Para o consultor institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-aC), Egídio Garó, o que ocorre no estado é uma retomada do setor após a flexibilização das medidas em meio à pandemia.

“Essa pequena e lenta recuperação do setor de serviços vem se apresentando desde o mês de abril, quando da intensificação da vacinação e a flexibilização parcial da atividade econômica. Ocorreu em todo o país, inclusive no Acre, indicando que o setor está ativo e atuante em sua atividade. A perspectiva é de que nos próximos meses esse indicador se incorpore ainda mais na mesma proporção em que a atividade comercial e do turismo forem retornando às suas atividades”, explica.

Assim como no Acre, houve altas no volume de serviços em outros 15 das 27 unidades da federação em agosto, na série com ajuste sazonal. As maiores variações vieram de Sergipe (8,3%), Alagoas (4,2%), Rio Grande do Sul (4,2%) e Ceará (2,3%). Por outro lado, as principais retrações foram de Roraima (-7,4%) Mato Grosso (-3,6%), Mato Grosso do Sul (-3,2%) e Pará (-2,9%).

-------- Continua depois da Publicidade--------

São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron

Amostra foi sequenciada ontem pelo Instituto Adolfo Lutz

Candidato do cadastro de reserva da Polícia Civil se acorrenta em frente ao Palácio durante protesto no AC

Novo protesto pedindo a convocação ocorre na manhã desta quarta-feira (1) em Rio Branco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS