7 dezembro 2021 12:36 pm
28.3 C
Rio Branco
7 dezembro 2021 12:36 pm

Responsável por um dos atentados mais sangrentos no Iraque é preso

O primeiro-ministro iraquiano anunciou, a prisão, "fora do Iraque", do responsável por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico que causou mais de 320 mortes em 2016 em Bagdá

da Redação Ecos da Notícia
-------- Continua depois da Publicidade--------

O primeiro-ministro iraquiano anunciou, nesta segunda-feira (18), a prisão, “fora do Iraque”, do responsável por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) que causou mais de 320 mortes em 2016 em Bagdá.

Mais de cinco anos depois de um dos ataques mais sangrentos da história do Iraque, “nossas forças conseguiram capturar o terrorista Ghazwan al-Zawbai durante uma complexa operação de inteligência fora do país”, tuitou o primeiro-ministro Mustafa al-Kazimi, que não informou o país onde o prisão ocorreu.

O atentado com carro-bomba ocorreu em 3 de julho de 2016 em um bairro de maioria xiita, em um momento em que os moradores faziam compras para o Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã.

Um total de 323 pessoas morreram no ataque reivindicado pelo EI.

Na época, o grupo terrorista controlava uma parte significativa do território iraquiano e enfrentava forças do governo apoiadas por uma coalizão internacional.

De acordo com Yahya Rassul, porta-voz do comando militar iraquiano, Ghazwan al Zawbai “realizou inúmeras operações criminosas contra nosso povo”, incluindo vários ataques em Bagdá.

Sua prisão ocorre uma semana depois da de um dos líderes do EI, Sami Jasim al-Jaburi, procurado pelos Estados Unidos e apresentado como o responsável financeiro da organização extremista islâmica.

Fonte: Correio Braziliense

-------- Continua depois da Publicidade--------
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS