8 dezembro 2021 1:38 am
24.3 C
Rio Branco
8 dezembro 2021 1:38 am

“Otoniel”, traficante de drogas mais procurado da Colômbia, é capturado

Com Google Noticias
-------- Continua depois da Publicidade--------
Dairo Antonio Úsuga, conhecido como “Otoniel”, chefe Clã del Golfo, o traficante mais procurado da Colômbia foi capturadoDivulgação/Governo da Colômbia.

O traficante de drogas mais procurado da Colômbia, Dairo Antonio Úsuga, conhecido como “Otoniel”, chefe do clã del Golfo, foi capturado neste sábado (23), segundo informaram à CNN fontes do governo colombiano e da Polícia Nacional.

“Esse foi o golpe mais duro que se poderia dar ao narcotráfico neste século em nosso país. Esse golpe é comparável somente com a queda de Pablo Escobar nos anos 90”, disse o presidente da Colômbia, Iván Duque.

O clã del Golfo é uma temida organização dedicada aos crimes de tráfico de drogas e extorsão. O grupo era conhecido antes como Clã Úsuga. A organização tem entre seus líderes ex-traficantes e ex-paramilitares, nascendo em 2006, após o fim das Autodefensas Unidas de Colombia (AUC), grupo paramilitar de extrema-direita.

“Assassino de policiais, de soldados, e de líderes sociais. Ainda, recrutador de menores. É conhecido também por essa demência que o levou a abusar recorrentemente de garotos, garotas e adolescentes. Não somente estava no cartel mais buscado pelo narcotráfico e recrutamento, mas também pelo abuso de menores”, continuou Duque.

Úsuga também é procurado pela Administração de Controle de Drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês). Os americanos ofereciam uma recompensa de US$ 5 milhões por sua captura (R$ 28,2 milhões na atual cotação).

Outros membros do clã del Golfo são acusados de operar organizações criminosas continuamente, participar de organizações internacionais de tráfico de cocaína, e utilizarem armas de fogos em crimes de tráfico de drogas.

-------- Continua depois da Publicidade--------
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS