19 outubro 2021 4:23 pm
27.3 C
Rio Branco
19 outubro 2021 4:23 pm

Com alto índice de ausência de alunos durante a pandemia, educação em Rio Branco faz busca ativa para matrícula e rematrícula

G1 Ac
- Publicidade-

Com a previsão de retorno das aulas presenciais para dia 18 de outubro em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) está fazendo busca ativa dos alunos e convoca os pais ou responsáveis para fazer a matrícula ou rematrícula dos que deixaram da participar das atividades remotas durante a pandemia da Covid-19.

As aulas da rede municipal de forma presencial foram suspensas em março do ano passado e, desde então, tem sido alto o índice de ausências, segundo informou a secretária de Educação do município, Nabiha Bestene.

A convocação também é para jovens e adultos acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e não estão matriculados no letivo de 2021.

“Muitas crianças se afastaram da escola e tem muita gente que tem Bolsa Família e se não botar o filho na escola vai perder. Então, estamos fazendo a busca ativa, estamos indo nos bairros, nas escolas e estamos tornando público, porque têm muitos pais que não têm celular, nem acesso ao portal da prefeitura e também estamos chamando o pessoal do EJA para fazer a matrícula”, disse.

O segundo semestre do ano letivo voltou em setembro, e as aulas presenciais apenas para os alunos do 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam no próximo dia 18.

A secretária informou que neste momento da busca não é possível informar quantos alunos estão ausentes, só quando encerrar o Censo Escolar é que deve ser apresentado um balanço.

“É diário que atualiza e, por enquanto, estamos buscando. O que temos não foi evasão, foi ausência. Às vezes o pai não vai na escola buscar o material quando é remoto porque talvez não saiba ler, não tem como explicar para o filho”, explica sobre as possíveis causas para a ausência.

O trabalho de busca ativa só deve encerrar na segunda quinzena de outubro. O inicio da busca já ocorre há pouco mais de um mês, conforme explicou a secretária.

“Tem que ir na escola que o filho estuda, ou estava e se ausentou. É só procurar o local para dizer que o aluno vai retornar”, concluiu.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS