20 outubro 2021 10:25 am
30.3 C
Rio Branco
20 outubro 2021 10:25 am

Bombeiros atendem 55 ocorrências após temporal com ventos de até 70 km/h em Rio Branco

G1 Ac
- Publicidade-

O forte temporal que atingiu a capital acreana nessa sexta-feira (24) assustou moradores, derrubou árvores, destelhou prédios e alagou salas de hospitais. Até este sábado (25), o Corpo de Bombeiros contabiliza 55 ocorrências em atendimento por causa do vendaval em Rio Branco.

Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre

A maioria dessas ocorrências está relacionada com queda de árvores e destelhamento. O atendimento das equipes deve seguir pelo domingo (26) e, provavelmente, até segunda-feira (27).

Além da capital acreana, o Corpo de Bombeiros informou que em Xapuri as equipes atenderam três ocorrências de quedas de árvores. Duas dessas árvores caíram na BR-317 obstruindo a via e outra caiu em cima de um bar no Km 10 da estrada da borracha.

As rajadas de vento que causaram destruição chegaram a 70 km/h. A estimativa é do pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca,.

“Esses ventos que ocorreram nessa sexta são capazes de destelhar casas e derrubar estruturas. Foi uma chuva muito rápida, mas, muito intensa. A ventania se estendeu por vários lados da cidade, na parte alta, Estação Experimental, entre outros bairros, foi bastante abrangente”, disse o especialista.

Veja telhado de supermercado desabando e telhado de sorveteria voando com vendaval

Veja telhado de supermercado desabando e telhado de sorveteria voando com vendaval

Ocorrências

Além de queda de árvores, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de carros, houve destelhamento de lojas, salas do Pronto-socorro da capital ficaram alagadas, vidros foram quebrados e alguns bairros estão sem energia elétrica.

No PS, a direção informou que os danos ocorreram no prédio novo da unidade e duas paredes de vidro quebraram. A direção explicou ainda que chegou a entrar água na UTI, mas a situação foi resolvida antes que algum paciente fosse afetado. Já no prédio antigo da unidade, parte do teto foi arrancado e a mobília ficou encharcada.

A diretora Carolina Pinho confirmou que nenhum paciente precisou ser retirado do leito, mas o temporal causou alvoroço e correria na unidade. Computadores e outros eletrônicos foram retirados para nãos serem danificados. Porém, mobílias ficaram encharcadas.

Cobertura de estacionamento desabou sobre carros em supermercado — Foto: Murilo Lima/ Rede Amazônica

Cobertura de estacionamento desabou sobre carros em supermercado — Foto: Murilo Lima/ Rede Amazônica

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disse que entrou água em algumas salas do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Estado (Into-AC), que atende pacientes com Covid-19, e destelhamento no Hospital da Criança.

No bairro Bosque, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de um carro. A gerência do estabelecimento disse que ninguém ficou ferido e que foram apenas danos materiais.

A Energisa informou, por meio de nota, que o temporal causou diversos danos à rede elétrica, em diferentes pontos da cidade. A companhia destacou que acionou o plano de contingência e reforçou as equipes de atendimento para reestabelecer a energia nos bairros atingidos.

“Árvores caíram, objetos estranhos e até partes de telhados foram lançados pelo vento e atingiram postes, fiação e equipamentos, causando a interrupção no fornecimento de energia. Reforçamos o alerta de não mexer na rede elétrica por conta própria e aguardar nosso atendimento”, diz a nota.

Apagão

A Energisa Acre informou que o forte temporal causou diversos danos à rede elétrica, em diferentes pontos da cidade.

“Árvores caíram, objetos estranhos e até partes de telhados foram lançados pelo vento e atingiram postes, fiação e equipamentos, causando a interrupção no fornecimento de energia. Imediatamente acionamos nosso plano de contingência, reforçando as equipes de atendimento emergencial para reparar os danos causados pela tempestade e reestabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível. Reforçamos o alerta de não mexer na rede elétrica por conta própria e aguardar nosso atendimento”, diz a nota da distribuidora.

Temporal com granizo

A Defesa Civil municipal registrou 22 ocorrências durante o temporal que atingiu a capital acreana nessa terça (21). A tempestade com granizo e muita ventania, destelhou casas, derrubou árvores e fiação elétrica e causou estragos em vários pontos de Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, o forte temporal também deixou estragos. O vento derrubou a cobertura de um dos hangar do aeroporto em cima de um avião de pequeno porte e de um helicóptero. O piloto do helicóptero estaria dentro da aeronave na hora do temporal, conseguiu sair logo da aeronave e ficou com alguns arranhões.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS