28 outubro 2021 12:43 am
25.3 C
Rio Branco
28 outubro 2021 12:43 am

Menino de 6 anos sofre queimaduras de 2º grau ao cair dentro de tacho de leite fervendo no interior do Acre

G1 Acre
- Publicidade-

O menino Heliab Barroso Gomes, de 6 anos, está internado na emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco, capital acreana, desde quinta-feira (26) com queimaduras de 2º grau após cair dentro de um tacho de leite quente que seria usado para fazer iogurte natural. O acidente ocorreu no Ramal Zaquel Machado, zona rural de Capixaba, interior do estado.

Gersilene Barroso dos Santos, mãe da criança, disse que ele está sedado, tomando morfina para conter as dores.

A família da criança sobrevive da venda de iogurte e de doações de conhecidos. Recentemente, eles perderam a casa, que era muito velha e não oferecia segurança, e deixaram o lugar após ter a energia elétrica cortada.

O casal com os três filhos se mudou para um barraco improvisado montado na parte de trás de uma igreja. Na quinta, a família cozinhava o leite dentro do tacho quando Heliab se desequilibrou e caiu dentro.

“Ele foi para o hospital de Senador Guiomard [cidade vizinha ] e de lá para o PS de Rio Branco. Está medicado e sendo acompanhado por médicos. Aqui não temos estrutura de cuidar dele. Ele estava com minha mãe e contou que sentou e tinha uma formiga mordendo ele e quando tentou tirar se desequilibrou e caiu dentro do tacho”, explicou Gersilene.

Sem casa, família improvisou um barraco na parte de trás de uma igreja para ficar com os filhos — Foto: Arquivo pessoal

Sem casa, família improvisou um barraco na parte de trás de uma igreja para ficar com os filhos — Foto: Arquivo pessoal

A criança foi levada para o hospital no carro da sogra de Gersilene. Heliab queimou da região do tórax até os joelhos, além da mão direita e parte da mão e braço esquerdo. Apenas o rosto e os pés da criança não queimaram.

“Barriga, bumbum, coxas, o pênis, as mãos e os braços estão queimados. Estão aguardando uma vaga para transferir ele para o Hospital da Criança. Estava previsto um procedimento cirúrgico por conta que ele não estava conseguindo fazer xixi, mas, por volta de meia noite, ele conseguiu fazer. Tentaram passar a sonda no pênis, o que acabou machucando, então, ficou até tarde sem urinar. Graças a Deus ele fez”, lamentou a mãe.

Ajuda financeira

Heliab é acompanhado pelo pai, um tio e pela avó no hospital. Gersilene não pode ficar como acompanhante do filho porque passou por uma cirurgia de redução de mama há sete dias. O procedimento foi feito para reduzir problemas e dores que ela sentia na coluna.

O pai do garoto, inclusive, também sofre com problemas na coluna e está afastado do serviço. Além de Heliab, o casal tem outros dois filhos, sendo uma menina de 6 anos e outro menino de 9.

Sem casa e condições para continuar fazendo iogurte para vender, Gersilene disse que precisa de ajuda financeira para os gastos dos parentes que saem, diariamente, de Capixaba até a capital acreana para cuidar do garoto.

Criança se desequilibrou e caiu no tacho de leite que era cozido na lenha  — Foto: Arquivo pessoal

Criança se desequilibrou e caiu no tacho de leite que era cozido na lenha — Foto: Arquivo pessoal

“Eu ainda estou usando dreno, mas hoje [sexta, 27] pedi ao médico da Fundação que retire meu dreno pelo amor de Deus para eu cuidar do meu filho. Meu marido trabalhava na diária, mas está aguardando uma resposta do INSS por causa de problemas na coluna. A gente vive de doações da igreja, da venda de iogurte”, explicou.

A autônoma revelou que já conseguiu tijolos, cimento e o irmão dela, que é pedreiro, começou a levantar a estrutura da casa. Porém, a obra teve que parar porque a família não tem mais dinheiro para os gastos.

“Precisamos de ajuda. Ele ainda não tem previsão de alta, mas devemos precisar de fraldas, pomadas depois disso.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS