Rio Branco,

Após retomada da aplicação da 1ª dose de vacina contra a Covid-19, ponto de imunização tem fila em Rio Branco

G1 Acre
- Publicidade-

O ponto de vacinação contra a Covid-19 no drive-thru montado em frente ao 7º BEC, em Rio Branco, registrou fila quilométrica de veículos neste sábado (17), data em que a prefeitura retomou a aplicação da primeira dose do imunizante. Ao todo, são nove pontos de vacinação para pessoas com 25 anos ou mais.

A vacinação com a primeira dose foi retomada na capital após quatro dias de suspensão por falta de vacinas. O município estava sem estoque desde a terça-feira (13) e desde então só estava sendo disponibilizada a apenas segunda dose da AstraZeneca e CoronaVac.

Aos 25 anos, o casal Guilherme Calegário e Ana Valéria da Silva fez questão de ir junto se vacinar. Ansiosos, eles se disseram felizes com a chegada da faixa etária para imunização, mas que vão manter todos os cuidados mesmo após a vacina.

“Era uma expectativa muito grande que nós tínhamos a respeito dessa vacina, do nosso momento de 25 anos. Então, é um momento de muita alegria, lógico que ainda devemos continuar com todas as precauções, mas com certeza é um alívio muito grande”, disse Calegário.

Ana contou que várias pessoas próximas ficaram doentes com a Covid-19 e que alguns até perderam suas vidas para a doença. “Estou esperando esse momento desde que começou essa situação. Já estava orando por uma vacina e esperando meu momento de tomar. Tivemos inclusive perdas de conhecidos. Na família mais próxima ninguém chegou a falecer, mas alguns ficaram em um grau bem sério, mas graças a Deus o senhor nos guardou.”

A vacinação voltou a ser feita em Rio Branco após a chegada de um lote com mais de 15,7 mil doses da AstraZeneca na sexta (16). Deste total, mais de 8 mil doses foram disponibilizadas para a capital acreana. Com a chegada do imunizante, pessoas acima dos 25 anos ou mais podem buscar um dos nove pontos de imunização neste sábado.

A primeira e segunda dose da AstraZeneca estão disponíveis em oito Uraps e no drive thru, montado em frente ao 7º BEC. Também no drive thru é disponibilizada a segunda dose da CoronaVac.

vacinação de grávidas e mulheres no pós-parto está suspensa até segunda (19) devido à baixa procura. No domingo (18) não haverá vacinação na capital acreana para nenhum público.

Pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca há 45 dias e as que tomaram a CoronaVac há 28 dias podem buscar uma das unidades de saúde.

Pontos de aplicação da 1ª e 2 ª dose da AstraZeneca:

  • Drive thru em frente ao 7º BEC
  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Rosângela Pimental
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meireles
  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Maria Barroso
  • Urap São Francisco

Aplicação da 2ª dose da CoronaVac:

  • Drive-thru em frente ao 7º BEC

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 482.380 doses de vacinas e foram aplicadas 429.934 até essa sexta (16), sendo 321.564 da primeira dose e 100.732 da segunda. Rio Branco aplicou 213.630 doses e Cruzeiro do Sul 50.896.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img