Rio Branco,

AC recebe carregamento com mais de 130 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar população

G1 Acre
- Publicidade-

A Saúde do Acre recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), mais dois lotes de vacinas para imunizar a população contra a Covid-19. São ao todo mais de 130 mil doses da Pfizer e AstraZeneca/Fiocruz trazidas em um voo comercial. Esse é o maior carregamento de imunizantes enviado pelo Ministério da Saúde para o estado acreano desde que iniciou o processo de vacinação no Brasil, no mês de janeiro.

São 113.490 doses da Pfizer e 17.250 da AstraZeneca/Fiocruz. O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) informou à Rede Amazônica Acre, nessa terça (20), que os dois lotes vão ser usados na aplicação da primeira dose da vacina.

Essas doses devem ser divididas proporcionalmente entre os municípios do estado. À Rede Amazônica Acre, a secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, destacou que entre essa terça e quarta o estado recebeu mais de 140 mil doses de imunizantes. Com esse quantitativo, ela disse que alguns municípios conseguem atingir 100% do público.

Nessa terça (20) chegou um carregamento ao estado acreano com 7,2 mil doses da CoronaVac e 4.460 doses da AstraZeneca. Os dois lotes foram separados para a segunda dose do público que tem comorbidades, grávidas e mulheres no pós-parto com e sem comorbidades, segundo o PNI.

“Outros não, até por conta da logística. Não da logística de chegada do imunizante, mas da logística da chegada até a população. Dependemos da população, pedimos que a população procure, temos a vacina agora, estamos chegando com esse imunizante em todo estado, só que precisamos que a população procura para que a gente saia o quanto antes dessa pandemia”, pediu.

Paula Mariano acrescentou ainda que logo que a Saúde soube que iria chegar esse quantitativo de doses se reuniu com os secretários dos municípios para organizarem ações de vacinação. Em Rio Branco, ela diz que vai ser feita a caravana da imunização.

“Vamos iniciar também, já estava em conversa com o secretário Frank Lima, nossa caravana aqui em Rio Branco. Não poderemos, infelizmente, fazer em frente ao Palácio por conta da Pfizer tem que ser aplicada em um lugar com ar-condicionado. Não faremos lá, mas estamos vendo um lugar no Centro para iniciar nossa ação na sexta [23] ainda”, concluiu.

Com a chegada dos imunizantes, a expectativa é de que a capital acreana volte a disponibilizar a primeira doses para o público acima dos 23 anos. A vacinação para esse público foi suspensa na terça, após o município ficar sem doses. Apenas a segunda dose foi aplicada nas unidades de saúde nesta quarta.

Lotes foram levados para o PNI para serem distribuídos para os municípios acreanos — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Lotes foram levados para o PNI para serem distribuídos para os municípios acreanos — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img