Rio Branco,

Sargento da PM filmado agredindo homem durante abordagem é solto em audiência de custódia no Acre

G1 AC
- Publicidade-

O sargento da Polícia Militar (PM-AC), flagrado por moradores agredindo um homem com socos e chutes durante uma abordagem no bairro Baixada da Habitasa, em Rio Branco, foi solto durante audiência de custódia nesta segunda-feira (28).

O militar foi solto e terá que cumprir algumas medidas cautelares como: assistir palestras e recolhimento noturno das 19h às 6h quando não estiver trabalhando. Segundo o advogado Matheus Moura, o juiz não determinou o afastamento do militar das atividades.

“É mais uma questão do comando o afastamento. Com relação ao juiz, hoje não teve nada relacionado a isso. O comando vai dizer se ele vai sair das ruas e ficar no administrativo. Ele vai responder ao inquérito policial, posteriormente vai verificar se vai ou não ser indiciado, está respondendo por lesão corporal e se for confirmado o indiciamento vai responder o processo”, confirmou.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da PM-AC para saber se a corregedoria impôs alguma nova restrição ao militar e aguarda retorno.

Agressões

O caso ocorreu no domingo (27) e o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, gravadas a uma certa distância, é possível ver crianças assistindo as agressões. Dois policiais fazem a abordagem a um homem que está perto de uma mulher, quando então um dos militares se aproxima e inicia as agressões.

São ao menos sete tapas e socos e quando o homem, que não reagiu, cai no chão, o policial segue com chutes. Com a ajuda do outro policial, eles mantêm o homem imobilizado no chão. Em seguida, aparece um terceiro militar que estava assistindo as agressões perto da viatura e grita para que eles parem.

Policial autuado

Após as imagens circularem nas redes sociais, a Polícia Militar do Acre emitiu uma nota, assinada pelo comandante geral, coronel Paulo César Gomes da Silva.

Conforme o documento, os militares estavam no local atendendo uma ocorrência para averiguação de um cidadão que portava arma branca e ameaçava pessoas naquele bairro.

A PM-AC afirmou ainda que os militares envolvidos na ação foram encaminhados à Corregedoria do órgão, sendo que o policial autor das agressões foi autuado em flagrante, e deve ficar à disposição da Justiça.

“Ressaltamos que a Corporação não compactua com desvios de condutas, que venham a macular a imagem da instituição, e que usa de todos os meios disponíveis para inibir ações ilegais, abusivas e arbitrárias por parte de seus integrantes. A instituição reafirma seu compromisso com a defesa da vida e o estrito cumprimento da Lei, e reforça que tais atitudes não refletem os valores e práticas difundidas pela Polícia Militar do Acre”, diz a nota.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img