Rio Branco,

Cruzeiro do Sul suspende vacinação de primeira dose contra Covid-19 por quatro dias

G1 Acre
- Publicidade-

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul suspendeu a aplicação de primeira dose de vacina contra Covid-19 durante o feriadão. Conforme a subsecretária de Saúde, Valéria Lima, a vacinação dos públicos da 4ª fase retomam na segunda-feira (7), na cidade do interior do Acre. Serão quatro dias sem aplicar a primeira dose.

Nessa quinta-feira (3), que foi ponto facultativo pelo dia de Corpus Christi, não houve vacinação em nenhum ponto da cidade. Já nesta sexta (4), segundo a secretária, vai ocorrer a aplicação somente de segunda dose, conforme data descrita na carteira de vacina. A vacinação ocorre das 8h às 13h, na tenda montada ao lado do Teatro dos Náuas.

A secretária informou que todos os trabalhadores da Educação receberam a vacina esta semana na cidade, com um total de mais de 2 mil pessoas. Além de mais de 170 trabalhadores dos presídios e 24 trabalhadores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) e 180 presos.

Ela informou que no sábado (5) e domingo (6) também não ocorre vacinação na cidade e que a aplicação de primeira e segunda dose volta na segunda (7), após a secretaria organizar os grupos e receber das instituições os nomes dos trabalhadores que serão contemplados.

“O estado está mandando hoje [sexta, 4] vacinas de primeira dose. Na quarta [2], nós fizemos vários grupos de vacinação, aí ontem estávamos alimentando o sistema do PNI. Vacinamos a classe dos trabalhadores de Educação, desde o ensino infantil até o superior, também na quarta, levamos segunda dose para a população rural e também primeira dose para quem ainda não tinha tomado de comorbidade. Fomos no presídio vacinar os profissionais e presos. Ainda temos um pouco [de doses], mas como vai chegar mais, vamos planejar hoje”, disse a secretária.

Ao todo, segundo Valéria, Cruzeiro do Sul aplicou cerca de 20 mil vacinas de primeira dose e outras mais de 5,4 mil de segunda dose.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 197.117 até essa quinta (3), data da última atualização, sendo 139.928 da primeira dose e 57.189 da segunda. Rio Branco aplicou 91.388 doses e Cruzeiro do Sul 21.739.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img