Rio Branco,

Acre não está entre estados que vão poder receber a Sputinik V; estado adquiriu 700 mil de doses

G1 Acre
- Publicidade-

O estado do Acre não está entre os que vão poder receber doses da vacina Sputnik V, após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação e distribuição do imunizante russo contra Covid-19. A autorização com ressalvas da Sputnik V e da Covaxin, vacina indiana, aconteceu na noite dessa sexta-feira (4).

A aprovação foi feita após quase sete horas de debates e apresentação de relatórios. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. O primeiro lote de vacinas, no entanto, deve atender apenas seis estados do Nordeste.

Em março deste ano, o governador do Acre, Gladson Cameli, assinou o contrato para a compra de 700 mil doses da vacina ‘Sputnik V’. O contrato é no valor de R$ 40 milhões e a compra é feita por meio do consórcio dos governadores do Norte e Nordeste e Fundo Soberano Russo.

Na época, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, explicou que a previsão era de imunizar de 350 mil moradores do Acre, de 20 a 59 anos, com as doses e previsão inicial era de que o lote seria entregue ao estado acreano até o dia 20 de abril.

Mesmo ainda não sendo possível receber os primeiros lotes do imunizante, o governador do Acre comemorou a autorização da Anvisa.

“Estamos a um passo para a imunização da nossa população acreana. Estou muito feliz e em breve estaremos cumprindo uma agenda oficial para tornarmos realidade a imunização por intermédio destas vacinas”, disse.

Conforme o procurador geral do estado, Paulo Setii, o Acre não deve ser contemplado no primeiro momento, porque os estados do Nordeste foram os pioneiros no pedido.

“O estado do Acre firmou, junto ao consórcio, a intenção de comprar 700 mil doses. Mas, ele ingressou no consórcio Nordeste e Norte e aí, os estados da região Nordeste foram os pioneiros e estão tendo prioridade para fazer as aquisições. Mesmo as aquisições desses estados pioneiros, são uma fração daquilo que foi inicialmente firmado. Então, creio que a segunda etapa vai atender aos estados da região Norte.”

Pedidos

A agência, que recentemente havia rejeitado a compra dos imunizantes, mudou a orientação depois da chegada de novos documentos das fabricantes. Ainda assim, estabeleceu protocolos específicos para aplicação das doses e limitação de público que pode ser vacinado.

Em abril, um pedido de autorização para importação de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, para 14 estados tinha sido rejeitado pela Anvisa.

A Covaxin, fabricada pela empresa indiana Bharat Biotech, foi encomendada pelo Ministério da Saúde. A pasta renovou o pedido de importação de 20 milhões de doses após uma primeira solicitação de compra ter sido negada pela agência em março.

A Anvisa já aprovou para uso no Brasil a CoronaVac, a vacina de Oxford/AstraZeneca, a da Pfizer/BioNTech e a da Janssen. Esta última, entretanto, só deve chegar ao Brasil este mês.

Quantidade liberada

A Anvisa também decidiu que o número de doses da Sputnik será limitado a 1% da população do estado para facilitar as medidas de controle e supervisão dos efeitos. Abaixo, a quantidade permitida para cada um:

  • Bahia: 300 mil
  • Pernambuco: 192 mil
  • Ceará: 183 mil
  • Maranhão: 141 mil
  • Piauí: 66 mil
  • Sergipe: 46 mil

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 199.837 até este sábado (5), data da última atualização, sendo 141.798 da primeira dose e 58.039 da segunda. Rio Branco aplicou 92.796 doses e Cruzeiro do Sul 22.134.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img