Rio Branco,

Exames realizados na Carreta do Hospital de Amor serão encaminhados para Barretos: unidade móvel está no Juruá para atender 2.400 mulheres

Juruá Online
- Publicidade-

Desde a última segunda-feira a carreta do Hospital de Amor, chegou ao Vale do Juruá, com atendimento exclusivo para as mulheres, com a realização de exames de mamografia e papanicolau.

A carreta se encaminha para os municípios, através de uma solicitação dos secretários municipais de saúde, que assinam um termo de colaboração. As pacientes realizaram um cadastro prévio nas unidades básicas de saúde ainda no final do ano passado.
“Esse trabalho vêm sendo realizado desde outubro do ano passado de 2020, em que a equipe do hospital de amor entrou em contato com a secretaria de saúde e conosco, que eu faço parte do grupo de coordenação, de voluntários, do hospital de amor na região. Nós fizemos diversas reuniões, capacitação com as equipes de saúde dos municípios: Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Esta capacitação foi para a realização dos cadastros das pacientes e após esse cadastro, essas mulheres estavam aguardando, até que a equipe do hospital, a carreta pudesse se deslocar até essa região para realizar os exames” afirmou Daniel Moreira, Coordenador do Hospital do Amor de Cruzeiro do Sul.

A ação tem a expectativa de atender 400 mulheres no município de Mâncio Lima e a mesma quantidade em Rodrigues Alves e 1.600 em Cruzeiro do Sul.

Para evitar aglomerações, serão atendidas trinta(30) mulheres na parte da manhã e mais trinta(30) na parte da tarde. Esta é a primeira ação do hospital de amor no vale do Juruá.
“A princípio, a carreta vai estar em Mâncio Lima ainda nesta semana, do dia 10 ao dia 14. Depois ela vai se deslocar a Rodrigues Alves, onde permanecerá lá também uma semana de atendimento e posteriormente ela vem à Cruzeiro do Sul para ficar aqui quatro(4) semanas. São aproximadamente quatrocentos(400) atendimentos por semana que essa carreta vai realizar aqui na nossa região” destacou Daniel.

Com equipamentos modernos, trazendo mais eficiência no diagnóstico voltados para mamografia e papanicolau, a carreta do Hospital de Amor está disponibilizando esses dois exames totalmente gratuitos.
“O mamógrafo que tem na carreta hoje, é um dos mais modernos do país. É é um aparelho de alta capacidade de investigação. As imagens que eles retiram, vão digitalizadas diretamente para Barretos em que um médico do Hospital do Câncer faz a análise das imagens, emite o laudo e devolve para unidade em Rio Branco”, ressaltou.

Ainda no final do ano passado, Maria de Fátima fez o cadastro para ser atendida e já no segundo dia de atendimento da carreta no município de Mâncio Lima, a aposentada conseguiu fazer os dois exames que estava a mais de dois anos sem realizar.
“Já faz mais de anos que fiz esse exame e agora estou tendo a oportunidade de fazer de novo através da carreta do amor e tenho que certeza que não vai da nada” disse Maria de Fátima agradecida.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img