Rio Branco,

aaa

Carreta do Hospital do Amor para realização de preventivos ao câncer e exames de mama já está no Juruá: Atendimentos começam por Mâncio Lima

Juruá Online
- Publicidade-

A unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos já se encontra no Juruá para a realização de exames preventivos ao câncer, como coletas do PCCU (Preventivo ao Câncer do Colo Uterino) e exames de Mamografia Digital.

A Carreta do Hospital de Amor como é chamada, depois de passar por Tarauacá, chegou nesta sexta-feira,7, ao município de Mâncio Lima, onde ficará de 10 a 14 de maio atendendo 400 mulheres com esses exames. Na sequência, o veículo se dirigirá para Rodrigues Alves, onde estará de 17 a 21 de maio, também para 400 atendimento nos mesmos moldes da cidade vizinha.

O atendimento chega a Cruzeiro do Sul posteriormente e estará examinando no período de 24 de maio a 18 de junho, 1.600 mulheres.

Vale destacar que os atendimentos são de pacientes previamente cadastradas, ou seja, não adianta ir na carreta sem ter preenchido os cadastros antes.

Para que aconteça com eficácia e precisão o exame preventivo de câncer de cólo de útero e mama, o veículo conta com um mamógrafo moderno e estrutura para coleta do exame de colo de útero. Os serviços serão conduzidos por 2 enfermeiras e 1 radiologista do Hospital de Amor.

Para que os cadastros fossem realizados, o Hospital de Amor contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima é Rodrigues Alves.

Na manhã desta segunda-feira, 10, às 08 horas da manhã, haverá uma solenidade em Mâncio Lima, como abertura dos atendimentos na região.

O Coordenador de Captação de Recursos do Juruá do Hospital de Amor, Daniel Lambertucci, destacou a importância social desses atendimentos. “A vinda da carreta para a região é de grande importância, pois irá auxiliar os municípios a cumprirem a demanda de atendimento preventivo de mulheres contra o câncer de mama e colo de útero, de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde. Esses exames são essenciais, pois alterações diagnosticadas antecipadamente podem ser tratadas, com uma taxa de 97% de cura. Mas caso a mulher não faça o tratamento logo no início, as chances de cura caem muito. Assim, graças ao esforço da equipe do Hospital de Amor, dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios e da equipe de voluntários do Hospital de Amor na região do Juruá, conseguimos trazer essa ação para nossa comunidade”, enfatizou.

Todos os exames serão analisados em Barretos (a mamografia por via digital e as coletas de PCCU – colo de útero – seguem para o laboratório de Barretos). Caso haja alguma alteração, a paciente será contactada pela equipe do Hospital de Amor de Rio Branco para continuar com os exames, pois pode haver alterações que não sejam cancerígenas. Caso seja confirmado, a paciente é direcionada para Porto Velho, para tratamento. O tempo de resposta é rápido, pois quanto mais cedo, maior a chance de cura em caso de confirmação do câncer.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS