Rio Branco,

Sem estoque, Saúde de Rio Branco volta a suspender aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Por G1 Acre

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa novamente em Rio Branco. A Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) informou que zerou o estoque nesta terça-feira (13), e aguarda a chegada de uma nova remessa. A vacinação para quem já tomou a primeira dose segue normalmente, conforme a data descrita na carteira de vacinação. O público que estava sendo imunizado era o de 61 anos ou mais.

A Semsa retomou a aplicação da primeira dose do imunizante no sábado (10), após o Acre receber o 12º lote de vacinas com 11.250 doses. Do total, 5 mil são da Coronavac, desenvolvida e distribuída pelo Instituto Butantan, e 6.250 da Oxford-AstraZeneca.

Para Rio Branco foram disponibilizas 2.430 mil doses, sendo que somente no sábado foram aplicadas mais de 1,9 mil em idosos com 61 anos ou mais. Na segunda (12), as equipes tinham apenas 400 doses para aplicar. Já nesta terça (13), restaram apenas 120 e a vacinação foi feita apenas no drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC.

“Para amanhã [quarta, 14], não vamos ter vacina e vamos aguardar o Ministério da Saúde enviar mais. A previsão era para quarta [14], mas ainda não foi confirmado”, resumiu o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima.

Além da aplicação da segunda dose, Lima destacou que as unidades de saúde seguem com a vacinação contra a gripe. A campanha começou na segunda (12) com a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e profissionais de saúde.

Suspensão

Essa é a quarta vez que a prefeitura da capital suspende a vacinação de idosos por falta de estoque de imunizantes. A primeira vez foi no dia 6 de março, e o secretário informou que as doses que tinham sobrado foram destinadas aos trabalhadores da saúde que continuavam sendo vacinados.

Seis dias depois, no dia 12 de março, a aplicação da primeira dose nos idosos voltou a ser suspensa na capital após o estoque zerar. Na época, a prefeitura informou que tinha recebido 1.410 doses do 7º lote do imunizante no Acre no dia 10 de março. Do total, o município destinou 1.180 para idosos com idade a partir de 71 anos e 230 para os profissionais de Saúde.

A terceira vez que a vacinação foi suspensa foi no dia 1º de abril. O município ficou sem doses do imunizante e suspendeu a aplicação da 1ª dose em idosos de 62 anos ou mais e profissionais de saúde.

Aplicação da 2ª dose da vacina continua

Apesar da suspensão das aplicações da 1ª dose da vacina, continua a vacinação da segunda dose do imunizante nos idosos que já receberam a primeira, conforme data inserida na carteira de vacinação. A aplicação está sendo feita em um ponto de drive-thru, montado no pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

A vacinação é feita de 8h às 17h e para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso já recebeu a primeira dose.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img