Rio Branco,

Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda; veja como fazer

Por IG

Fisco estima que 120 mil contribuintes devem receber os valores residuais; consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal

Contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ou demoraram a prestar contas ao Leão já podem consultar mais um lote residual do restituição da Receita Federal para saber se tiveram suas devoluções liberadas.

Neste grupo, foram contempladas 120.268 pessoas, que vão receber mais de R$ 183 milhões. O dinheiro será creditado no dia 30 de abril, na conta informada no ato da declaração.

Ainda de acordo com a Receita, desse total de beneficiários, 3.537 são idosos acima de 80 anos, 23.615 são pessoas entre 60 e 79 anos, 2.108 são cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 8.445 têm o magistério como principal fonte de renda.

Outros 83.563 são contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de abril deste ano.

Como fazer a consulta

Para saber se teve a declaração liberada, é preciso acessar o site www.gov.br/receitafederal , clicando em “Meu Imposto de Renda” no e-CAC.

Neste canal, caso inconsistências de dados itenham sido identificadas no processamento da declaração, será possível fazer a autorregularização, mediante a entrega de uma declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco por 12 meses. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo depois, preenchendo o “Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição” ou acessando diretamente no Portal e-CAC, no serviço “Meu Imposto de Renda”.

Se o valor não for depositado na conta do contribuinte, bastará entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a central de atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer instituição financeira. O contribuinte também poderá fazer o agendamento no endereço https://www.bb.com.br/irpf




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img