Rio Branco,

Queda de mais de 50% nas doações de sangue deixa estoque do Hemoacre quase vazio em Rio Branco

Normalmente, Hemoacre recebe semanalmente 50 doações, mas esse número caiu para 20 na última semana na capital acreana. Unidade faz apelo para população doar sangue e manter estoque abastecido.

Por G1 AC

As doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) em Rio Branco caíram mais de 50% nos primeiros 15 dias de abril. Com isso, o estoque da unidade está quase sem bolsas de sangue disponíveis.

Para reforçar o estoque, o centro está fazendo um chamamento para incentivar a população a doar. Por semana, normalmente, comparecem 50 doadores na unidade. Porém, na última semana, esse número caiu para 20 doações.

“Tenho bolsas de sangue raros no estoque. Nossa preocupação não é com hemácias, mas plaquetas que tem validade de cinco dias. Precisamos de doação para produzir a plaqueta”, explicou Quésia Nogueira, enfermeira e coordenadora do setor de Captação do Hemoacre.

Ainda segundo Quésia, a quantidade disponível no estoque não é suficiente para atender, por exemplo, um paciente que precisa tomar uma bolsa de sangue a cada oito horas.

“Não tenho a quantidade disponível no estoque porque hoje à tarde [segunda,19] já teve saída. Quero convocar o pessoal a não esquecer de doar”, reforçou.

Campanha em maio
No mês de maio, quando é comemorado do Dia das Mães, a coordenadora contou que a unidade vai fazer uma campanha para incentivar a doação. As doadoras que forem mães vão ganhar brindes após a doação.

“Alguns parceiros se prontificaram a ajudar e vamos fazer sorteios para as mães que doarem em maio”, afirmou.




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img