Rio Branco,

Hemoacre volta a atingir estoque crítico e pede doação dos tipos O+ e A+ com urgência

Por G1 Acre

O Centro Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) em Rio Branco voltou a atingir estoque crítico de bolsas de sangue e faz campanha por doações para atender a alta demanda. A unidade apela por doações de todos os tipos sanguíneos, mas, principalmente, O+ e A+.

As doações de sangue no Hemoacre estão reduzidas desde o início de abril. O setor de captação da unidade calcula que as doações reduziram em mais de 50% nesse período.




Por semana, normalmente, comparecem 50 doadores na unidade. Porém, o número de doadores caíram para 20 nas últimas semanas.

Com isso, a unidade está fazendo um chamamento nesta sexta-feira (23) e sábado (24). Ao G1, a enfermeira e coordenadora do setor de captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, pediu que as pessoas não deixem de doar sangue.

“Piorou [a situação] significativamente. Estamos praticamente sem estoque, se hoje [sexta,23] tiver um pedido grande vamos zerar. O número de doações reduziu demais, a demanda aumentou, vinha se mantendo, mas os doadores sumiram”, lamentou.

Para ficar com um bom estoque, Quésia disse que precisa de 50 doações por dia. Segundo ela, a unidade atende pedidos de doações para pessoas com Covid-19, dengue hemorrágica e outras doenças.

“Todos os tipos são bem-vindos. Durante todo mês maio, alguns parceiros do comércio se prontificaram e doaram brindes pra gente sortear no mês de maio para incentivar as pessoas”, concluiu.

Como doar

A doação de sangue pode ser agendada pelo aplicativo Sangue Amigo ou pelo telefone 3248-1380. Em Rio Branco, o Hemoacre fica na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque.

O atendimento é feito das 7 às 18h, de segunda a sábado. O doador deve levar documento oficial com foto, ter entre 16 anos (acompanhado do responsável legal), pesar até 65 anos e uma boa saúde.




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img