Rio Branco,

Após alocar mais de 800 mil reais para terapias aos autistas do Acre Mara Rocha visita centro intensivo de reabilitação de referência nacional.

Por Assessoria de Imprensa

Nesta manhã, em Águas Claras, Brasília, a parlamentar, o vice-governador e o Presidente da Família Azul do Acre (AFAC) estiveram no Centro Intensivo Multidisciplinar de Reabilitação Neuropsicomotora e Estimulação INTERAÇÃO.
O Centro existe desde 2014 e tem na capital federal 3 unidades terapêuticas e 1 fazendinha (sede campestre).
É composto por 240 terapeutas, 7 médicos (neuropediatras e psiquiatras infantis) e cerca de 50 pessoas no apoio e logística.
O objetivo foi entender melhor as especializações e métodos (A.B.A., DENVER, PECS, Apraxia da Fala, PROMPT etc.) disponíveis para debater e (re)construir melhor a política pública aos autistas do Acre a partir de centros especializados na capital e interior.

Vice-governador Major Rocha e o Presidente da AFAC Abrahão Púpio também integraram a comitiva.

Na semana passada Mara Rocha alocou 300 mil reais em emenda parlamentar para O Mundo Azul (Centro de Referência) em Rio Branco. E 500 mil para a Prefeitura de Feijó contratar terapia especializada. Além de recurso para o Bujari adquirir uma Van com acessibilidade (1 cadeirante) para transportar as crianças para tratamento de lá para Rio Branco. Os recursos estarão disponíveis em 2022.

Major Rocha citou a lei estadual n.° 2.976, de 2015, que embora não seja tão profunda quanto o projeto original que ele propôs em 2011, “Institui a política estadual de proteção dos
direitos da pessoa com Transtorno do
Espectro Autista (TEA)”. “Através do deputado estadual Luiz Gonzaga, 1° Secretário da ALEAC, e do parlamento acreano tentaremos melhorar o texto da lei estadual nos moldes da lei de Rio Branco (2284 de 2 de abril de 2018), e ao mesmo tempo ofertar mais vagas no serviço público, capital e interior”.

Abrahão Púpio destacou a importância dos gestores cumprirem com a finalidade das emendas articuladas pela Família Azul. “Em 2019 o ex-deputado Manuel Marcos destinou para 2020 o valor de 500 mil reais para O Mundo Azul, no Barral y Barral, em Rio Branco. O valor foi creditado na conta da gestão da ex-prefeita Socorro Neri através do Fundo Nacional de Saúde em 28 de abril de 2020 (processo 25000.058315/2020-29), mas em grande parte não foi investido conforme o pactuado em reunião com o então deputado federal, o ex-secretário de Saúde Oteniel Almeida e a diretoria da AFAC, em 27 de setembro de 2019, conforme publicação nas redes sociais”.




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img