Rio Branco,

Prefeitura de Sena Madureira oferta atendimentos de Saúde às famílias acolhidas nos abrigos municipais 

Por Ricardo Amaral - Ascom

A Prefeitura de Sena Madureira vem trabalhando incansavelmente para dar toda a assistência às centenas de famílias que estão alojadas nos mais de 40 abrigos municipais. À exemplo disso, o poder público municipal através da secretaria de saúde ofertou vários atendimentos médicos aos abrigados, como realização de testes rápidos de covid e dengue, consultas médicas, atendimentos de enfermagens, distribuição de medicamentos mediante prescrição médica, dentre outros.

Durante a ação que ocorreu neste fim de semana, mas precisamente no sábado (20) e domingo (21), foram atendidas mais de 300 pessoas, além disso os profissonais de Saúde também distribuíram mais de 1.200 máscaras faciais e panfletos informativos. A ação contou com a presença de dois médicos voluntários, Iago e Victor André, que se disponibilizaram em atender os moradores acolhidos.

Vale destacar que as equipes da vigilância em saúde, enfermeiros e vigilância sanitária estão diariamente nos abrigos, se certificando sobre a saúde das famílias alojadas. E a farmácia municipal esteve aberta durante todo o fim de semana, em novo endereço na Unidade Básica de Saúde Maria das Dores de Paula, localizada no bairro do Bosque.

Todas essas ações foram determinadas pelo prefeito Mazinho Serafim (MDB), visando minimizar os transtornos vividos pelas famílias que tiveram que deixar suas residências em decorrência da enchente. Além disso, o prefeito tem recomendado que outros serviços básicos sejam ofertados diariamente à todos que se encontram abrigados, como alimentação, água potável, dentre outros.

A secretária municipal de saúde Nildete Lira, avaliou de forma positiva esses atendimentos. “Foi uma ação de grande relevância, pois levamos saúde nesse momento difícil, sobretudo para quem está fragilizado por essa enchente. Esses atendimentos se tornam ainda mais importantes levando-se em conta que estamos no meio de uma pandemia de covid-19, e também temos que lidar com a dengue e outras doenças que são comuns em tempos de alagação. Por conta disso, é essencial ofertar esses serviços médicos à quem mais precisa” frisou a secretária.

A gestora da saúde ainda fez questão de agradecer à todos que estão envolvidos nesse trabalho. “Primeiramente agradeço à Deus por nos dar força e vigor para exercer nosso trabalho, agradeço também ao prefeito Mazinho Serafim e ao vice-prefeito Gilberto Lira por nos apoiar em todas as ações de saúde em nosso município. Externo minha gratidão ainda aos médicos Iago e Victor André que se dispuseram em atender nossa comunidade de forma voluntária, pôr fim agradeço à nossa equipe de saúde municipal que está diariamente nos abrigos levando saúde aos moradores, e também ajudando no transporte dos bens daqueles que precisam deixar suas casas, e trabalhando como voluntários nas cozinhas industriais” concluiu Nildete Lira.




ÚLTIMAS