Rio Branco,

Em meio à pandemia, prefeitura abre mais de 40 vagas emergenciais para Saúde no interior do Acre

Por G1 Acre

Com 1.749 casos confirmados de Covid-19 e 19 mortes pela doença, a prefeitura de Mâncio Lima, no interior do Acre, divulgou edital nesta sexta-feira (26) abrindo mais de 40 vagas emergenciais para a área de Saúde no município. Há ainda 28 vagas para cadastro de reserva.

O processo seletivo é de seis meses, mas pode ser prorrogado pelo mesmo período. São pelos menos 10 cargos com salários de R$ 1,1 mil a R$ 7 mil.

Com pouco mais de 19 mil habitantes, a cidade do Vale do Juruá, registrou, até esta quinta-feira (25), 4.242 notificações da doença. No edital publicado na edição do Diário Oficial do Estado (26), a partir da página 44, o prefeito Isaac Lima, diz que a medida é para reforçar as ações de saúde durante a pandemia.

“Esta seleção destina-se a contratação temporária e emergencial para as vagas listadas no quadro para manutenção dos serviços na área da saúde municipal, bem como para efetivação das medidas de prevenção e combate aos efeitos do Coronavírus (Covid-19) no município de Mâncio Lima, designados pela Secretaria Municipal de Saúde”, destaca no decreto.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no site da prefeitura a partir de segunda-feira (1) e seguem até o dia 8 de março. Todos os documentos necessários estão listados no edital.

Calamidade pública

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nessa segunda-feira (22), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), estado de calamidade pública em 10 cidades do Acre atingidas por inundações causadas pela cheia dos rios no estado.

Os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves enfrentam dificuldades com parte da população desabrigada (encaminhada para abrigos) e desalojada (levada para casa de parentes).

O governador do Acre, Gladson Cameli, havia decretado calamidade em uma edição extra do Diário Oficial do estado (DOE) também nesta segunda. Pelo menos em oito dessas cidades atingidas os rios estão com vazante (diminuição no nível das águas) e com estabilidade. Mesmo assim, a cheia é considerada histórica e atinge cerca de 118 mil moradores do estado acreano.

Pandemia, enchente, surto de dengue e crise migratória

O Acre registrou mais sete mortes por Covid-19 em apenas 24 horas. As informações são do boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) dessa quinta-feira (25). São 376 novos casos da doença fazendo com que o número de pessoas infectadas passe de 55.881 para 56.257. O total de mortes agora é de 982.

Desde semana passada, alguns rios ultrapassaram a cota de transbordo atingindo milhares de família. A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, chegou a ficar com 90% do território tomado pela água. Em número atualizados, a Defesa Civil estima ainda mais de 121 mil pessoas atingidas pelas enchentes, mas o Acre chegou a ter 130 mil pessoas atingidas de alguma forma pela cheia dos rios na capital e no interior do estado.

O Acre também mais de 7,5 mil casos suspeitos de dengue e outros 1.683 casos já confirmados da doença em menos de dois meses de 2021. Outro dado que chama atenção é que dos 22 municípios do Acre 20 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. A capital acreana já declarou situação de emergência devido o aumento no casos de dengue.

Também nos últimos dias se agravou o cenário dos imigrantes que estão retidos na fronteira do Acre com o Peru desde o ano passado, quando o país vizinho decidiu fechar as fronteiras e impedir a passagem deles para o lado peruano. Os imigrantes já estavam sendo atendidos pela prefeitura de Assis Brasil, mas no último dia 14 se rebelaram e ocuparam a ponte da cidade.

Pelo menos 60 imigrantes que fazem rota reversa pelo Acre e tentam entrar no Peru continuam a acampados na Ponte da Integração, mais de 10 dias depois de ocuparem o local. Ao todo a cidade ainda tem mais de 300 imigrantes depois de ter mais de 500.

 

 




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img