Rio Branco,

Cheia do Rio Tarauacá já atinge cerca de 70% da cidade do interior do Acre, aponta Defesa Civil

Por G1 Acre

A cheia do Rio Tarauacá já atinge cerca de 70% da cidade que leva o mesmo nome, no interior do Acre, segundo dados da Defesa Civil Municipal. Na medição das 12 horas desta quinta-feira (18), o manancial marcou 11 metros e está 1,5 metro acima da cota de transbordo, que é de 9,50 metros.

Pelo menos 7 mil famílias, o que representa em média 28 mil pessoas, estão atingidas pelas águas do rio. Ao todo, sete bairros estão atingidos, além de parte da BR-364, que dá acesso à cidade.

Bairros Afetados:

  1. Senador Pompeu, conhecido como Bairro da Praia
  2. Triângulo
  3. Invasão do Buchão
  4. Bairro das Flores
  5. Parte do Centro – área comercial
  6. Bairro Avelino Leal
  7. Ipepaconha

Ainda segundo a Defesa Civil, 55 famílias que foram desabrigadas estão em um dos abrigos na cidade, totalizando 261 pessoas. Outras sete famílias estão desalojadas. Tarauacá tem três abrigos montados nas escolas João Ribeiro, Plácido de Castro e Djalma Batista.

Situação de emergência

O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou na terça-feira (16) situação de emergência devido à cheia dos rios que desabriga centenas de família no estado do Acre. As cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves foram citadas no decreto.

Nesta quinta-feira (18), o governo federal reconheceu a situação de emergência na capital acreana e na cidade de Tarauacá, no interior do estado. A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

No caso de Rio Branco, a declaração de situação de emergência foi feita no último dia 9 pela prefeitura após uma enxurrada que deixou 40 bairros atingidos pelas águas de igarapés que transbordaram.

Já no caso do município de Tarauacá, a situação de emergência é devido à enchente do rio que leva o mesmo nome da cidade.




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img