Rio Branco,

Rússia diz que EpiVacCorona, sua 2ª vacina contra Covid-19, é 100% eficaz

Por Poder360

Autoridades da Rússia afirmaram nesta 3ª feira (19.jan.2021), em nota, que a eficácia imunológica da vacina anticovid-19 EpiVacCorona chega a 100%, segundo apontaram os resultados do 1º e 2º estágios dos testes clínicos. A produção em massa da vacina já começou e o imunizante deve ser lançado em fevereiro.

A manifestação é assinada por integrantes do Serviço Federal de Vigilância sobre Proteção dos Direitos do Consumidor e Bem-Estar Humano russo. Os dados completos do estudo com o imunizante ainda não foram publicados.

Em 24 de julho de 2020, o Centro de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor State (que é responsável pelo desenvolvimento da EpiVacCorona) recebeu autorização do Ministério da Saúde da Rússia para testes clínicos da sua vacina anticoronavírus em voluntários. Os testes clínicos foram finalizados em 30 de setembro.

“Devo dizer que a vacina é caracterizada pela ausência de reatogenicidade e um nível de segurança suficientemente alto”,disse a vice-primeira-ministra russa, Tatyana Golikova, em outubro. A declaração foi dada quando a Vector começou os ensaios clínicos pós-registro em várias regiões russas envolvendo 40.000 voluntários.

A EpiVacCorona deve ser a 2ª vacina russa disponível contra o coronavírus. A 1ª é a Sputnik V, que tem taxa de eficácia de 92% em casos leves e 100% contra casos graves da doença.




ÚLTIMAS