Rio Branco,

Aneel aumenta tarifa de energia no Acre e reduz em Rondônia

Por Agência Reuters

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião nesta terça-feira novos níveis para as tarifas de eletricidade no Acre e em Rondônia, que levarão a elevação das contas no primeiro Estado e redução no segundo.

Os índices tarifários definidos pelo órgão regulador levaram em conta recente iniciativa do governo para amortecer aumentos para os consumidores principalmente do Norte e Nordeste, a medida provisória 998, publicada em setembro.

Com efeitos do que o governo apelidou como “MP do Consumidor”, as contas de energia em Rondônia terão redução média de 11,29% para os consumidores após a revisão tarifária aprovada pela Aneel para a Energisa Rondônia, empresa do grupo Energisa que atende a região.

No Acre, as tarifas da Energisa Acre terão aumento médio de 2,95% após a revisão autorizada. A MP alivou o aumento em cerca de 8%, explicou a agência em nota.

O processo de revisão extraordinária nas tarifas das concessionárias começou a ser discutido ainda em 2020.

A possibilidade dessa revisão, após avaliação pela Aneel, constava das regras dos leilões de privatização das distribuidoras de energia do Acre e Rondônia, que foram colocadas à venda pela Eletrobras ao longo de 2018, com a estatal buscando se livrar de negócios deficitários para focar investimentos em geração e transmissão de energia.

 




ÚLTIMAS