Rio Branco,

4 dicas para uma alimentação saudável para idosos

Alimentação saudável

Por Redação Ecos da Notícia

Mais do que comer alimentos ricos em valores nutricionais, é fundamental reduzir excessos na terceira idade

Imagem: Divulgação

Não há dúvidas de que o envelhecimento é um processo natural da vida. Além disso, pesquisas já indicam que a população brasileira tem vivenciado um intenso processo de envelhecimento: o IBGE projeta para 2060, uma população com mais idosos do que jovens.

Diante desse cenário, proporcionar maior bem-estar e conforto nessa fase, são fundamentais, especialmente em relação à alimentação; uma vez que as necessidades nutricionais de uma pessoa idosa são maiores do que nas demais fases e tem ligação direta com a qualidade de vida. Confira, agora, as principais dicas para o desenvolvimento de uma alimentação saudável para idosos.

Alimentação livre de excessos

Uma alimentação desregrada rica em gorduras, sal e açúcares é um grande fator de risco para pessoas com 60 anos de idade ou mais. Isso porque este hábito pode causar sérios problemas como obesidade, anemia, diabetes e hipertensão. Soma-se a esse risco, o sedentarismo e o uso indiscriminado de remédios.

Refeições regulares

Com o avanço da idade, a redução do metabolismo e da prática de atividades físicas são realidades. Portanto, é essencial ter atenção redobrada à ingestão de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e de forma regular: fazer três refeições por dia, devagar e mastigando bem os alimentos é o mais indicado. Essa ação aumenta a saciedade, facilita a digestão e beneficia a absorção dos nutrientes.

Comida equilibrada

 Muitos legumes, verduras e frutas devem ser consumidos diariamente. Ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, esses alimentos tornam as refeições mais equilibradas e funcionais, pois seus nutrientes ajudam a evitar a prisão de ventre e prevenir diversas doenças. Usar a imaginação e dar vida a diferentes preparações, como saladas, refogados, sopas, caldos, tortas, sucos, vitaminas e bolos, por exemplo, é uma ótima saída.

Suplementação acompanhada

De forma natural, o organismo humano diante do envelhecimento, passa a ter maior dificuldade para produzir e processar os nutrientes necessários para o seu perfeito funcionamento. Por isso, muitos médicos recomendam a suplementação alimentar, como o  Isosource 1.5, para garantir a reposição das proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos nas quantidades adequadas para o corpo humano.

 




ÚLTIMAS