Rio Branco,

Após 8 meses fechada, agência do INSS em Cruzeiro do Sul retoma atendimentos presenciais

Por G1 AC

Após oito meses fechada devido à pandemia da Covid-19, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, retornou com os atendimentos presenciais nesta terça-feira (17). Para evitar aglomeração, são permitidos apenas 24 atendimentos e 15 perícias por dia.

Os interessados devem fazer o agendamento pelos canais remotos: Central 135 e Meu INSS. A agência de Cruzeiro do Sul atende moradores de cidades vizinhas também, como Rodrigues Alves, Mâncio Lima, entre outras, e comunidades ribeirinhas.

Em Rio Branco, o atendimento presencial voltou na agência do INSS da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, no dia 14 de setembro apenas com avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigências, justificação administrativa e justificação judicial. A perícia médica não havia retornado.

Quatro dias depois, o Ministério da Economia publicou um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltassem a atender nas agências que tinham sido reabertas.

Mesmo com a convocação imediata, no dia 21 de setembro, os peritos médicos federais e supervisores médico-periciais ainda não tinham voltado a atender. O retorno foi acontecer apenas no dia 22.

“Não estamos retornando com todas as atividades, os serviços que retornam no momento são apenas os prioritários, que é a perícia e o cumprimento de exigência para as pessoas que estão com processos em andamento e o INSS exige que a apresentem os documentos. Essa exigência pode ser pelo agendamento ou pode também pelo expresso, que também é disponibilizado na agência”, explicou o gerente da agência, Fernando Júnior.

Regressão de faixa

 

A volta dos atendimentos presenciais ocorre após a região do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira regredirem para a fase laranja, que é de alerta, segundo a avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, no último dia 13.

Com isso, a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul se organiza para fechar alguns estabelecimentos e espaços para reduzir a contaminação pela Covid-19.




ÚLTIMAS