16 outubro 2021 3:22 pm
30.3 C
Rio Branco
16 outubro 2021 3:22 pm

Unidades de saúde estão há mais de 60 dias sem teste rápido para Covid-19

Juruá Online
- Publicidade-

A Secretaria Municipal de Saúde do município mudou de estratégia quanto aos testes para Covid-19. Foi decidido não utilizar mais os testes rápidos para detectar o Sars-CoV-2, alegando que os mesmos tem alta porcentagem de resultados falso-positivo e falso-negativo.

“Devido a isso, estamos fazendo um processo licitatório para adquirir a sorologia através dos laboratórios particulares. Esse exame por ser mais seguro trará ao médico a possibilidade de diagnosticar o estágio da doença e assim indicar o melhor tratamento para o paciente não evoluir para um quadro grave”, explicou a Secretária de Saúde do Município de Cruzeiro do Sul, Juliana Pereira.

A sorologia que está sendo adquirida, juntamente com os medicamentos ivermectina e azitromicina, será feita separadamente possibilitando ao profissional de saúde saber em que nível da doença se encontra o infectado. Consequentemente será indicado melhores orientações quanto aos cuidados e repouso domiciliar (isolamento), assim como o medicamento ideal. Tais precauções irão evitar o internamento desnecessário e contágio social.

Essa técnica com anticorpos IgM informa se a doença está em seu ápice e a sorologia IgG indica se o vírus já está sendo eliminado do organismo.

A secretária ressalta ainda que mesmo com a diminuição da propagação da doença, os cuidados continuam, “É necessário manter o isolamento, o uso das máscaras deve permanecer, não é porque estamos passando por esse momento mais confortável da doença, que vamos relaxar e esquecer que ela existe, contamos com a população”, complementou.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS