27 outubro 2021 5:11 am
21.3 C
Rio Branco
27 outubro 2021 5:11 am

Centro Administrativo no Miritizal terá homenagem com nome de ex-prefeito João Tota

Homenagem

Juruá em Tempo
- Publicidade-

O Centro Administrativo onde funcionará a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e todas as secretarias municipais, localizado no bairro do Miritizal, receberá o nome de “Centro Administrativo João Tota Soares de Figueiredo”, em homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado João Tota. A escolha foi realizada por Ilderlei Cordeiro.

Cruzeiro do Sul será o primeiro município do Acre a contar com uma sede administrativa, com todas as secretarias municipais em um único espaço. O prédio é localizado no 2º distrito da cidade. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores ainda em 2019. Na última semana muitas pastas da municipalidade já começaram a funcionar no novo espaço.

Conheça a Biografia de João Tota

Filho de Luís Furtado de Figueiredo e Gregória Simões Ribeiro, João Tota Soares de Figueiredo é natural da Paraíba, onde formou-se em agronomia na Universidade Federal da Paraíba em 1967, e no ano seguinte migrou para o Acre, onde trabalhou em Rio Branco fixando-se depois em Cruzeiro do Sul.

Em 1975 foi nomeado prefeito pelo Arena, sendo que na época a cidade era considerada área de segurança nacional pelo Regime Militar de 1964 e manteve-se no cargo até a eleição direta de seu sucessor em 1985, quando já estava filiado ao PDS, sendo derrotado na eleição para senador em 1986.

Sua gestão como prefeito de Cruzeiro do Sul permitiu sua eleição como deputado federal, em 1990. Suplente na eleição seguinte, foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem no governo Orleir Cameli.

Exceto por uma passagem pelo PL, sempre esteve ligado a partidos derivados da Arena até ingressar no PTB. João Tota foi secretário de Relações Institucionais no governo de Jorge Viana. Em 2006 concorreu as eleições para Deputado Federal e 2008 a vice-prefeito na chapa de Zila Bezerra, ambas sem vitória.

Sua esposa, Maria das Vitórias Soares de Medeiros, obteve quatro mandatos consecutivos de deputada estadual a partir de 1978. João Tota faleceu no dia 12 de abril de 2017, em São Paulo-SP, onde estava internado no Hospital Sírio Libanês, tratando uma doença grave.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS