18 outubro 2021 3:35 pm
31.3 C
Rio Branco
18 outubro 2021 3:35 pm

Acre é o único Estado que dispõe boletim da Covid-19 com dados gerais dos pacientes

Ac24horas
- Publicidade-

O Acre é o único Estado brasileiro que agrega dados gerais sobre idade, raça/cor, comorbidade e sexo nas informações de pacientes acometidos pela Covid-19. De acordo com o artigo “Insuficiência de dados demográficos dificulta controle da pandemia em grupos mais vulneráveis”, de autoria da jornalista Daniela Soares, da Rede Covid19BR, o Amazonas é o 2° Estado em apresentação desses dados.

As análises epidemiológicas sobre o curso de uma pandemia são imprescindíveis para o seu controle. Entretanto, têm faltado informações precisas sobre os casos, óbitos e hospitalizações relacionadas à Covid-19 no Brasil, principalmente relacionadas à raça/cor. Esta é uma das descobertas da nota técnica “Informação sobre gênero, raça/etnia e posição social para o controle da Pandemia de Covid-19 no Brasil”, publicada pela Rede CoVida –base para o artigo de Daniela.

A nota analisa as formas como os dados sobre a Covid-19 vêm sendo produzidos e divulgados pelos Estados, Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde. O documento examina o grau de desagregação das informações oficiais, segundo características sociodemográficas (sexo, raça/etnia, idade, ocupação e escolaridade), e traz recomendações aos gestores de saúde para aprimoramento do processo de produção e divulgação de informações para orientar a tomada de decisões.

A nota aponta ainda que falta um padrão na apresentação dos dados pelos estados e Distrito Federal. Segundo a pesquisa, a maioria deles publica painéis de monitoramento (16), boletins (5), informes epidemiológicos (3) e dados epidemiológicos (1). Em cinco estados, mais de uma forma é usada para apresentar os dados, o que pode resultar em informações diferentes ou complementares.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS