6 dezembro 2021 1:04 pm
25.3 C
Rio Branco
6 dezembro 2021 1:04 pm

Pangolim pode ser a espécie que levou coronavírus aos humanos, aponta estudo

CNNBrasil
-------- Continua depois da Publicidade--------

Ele pode ter servido de hospedeiro intermediário, já que o coronavírus não conseguiria fazer o salto adaptativo direto dos morcegos para os humanos. Precisaria de uma espécie para se recombinar, sofrer mutações e a partir daí poder infectar humanos. É o que mostra um estudo publicado na revista “Nature” ontem, feito por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Outros estudos no mês passado já indicavam uma associação entre os pangolins e o coronavírus, mas este estabeleceu uma correspondência genética entre o vírus que já matou 23 mil pessoas ao redor do mundo desde o início da pandemia e outros tipos de coronavírus encontrados no animal. Os cientistas identificaram a relação bastante próxima entre os vírus em espécimes apreendidos em uma operação contra o tráfico de animais no Sudeste Asiático. A proximidade do genoma está entre 85% e 92%.

Além disso, há um rastro genético de suscetíveis mutações que liga os coronavírus dos pangolins, dos morcegos e dos humanos.

O sequenciamento genético associou duas linhagens de coronavírus do pangolim ao nosso coronavírus. “A descoberta de múltiplas linhagens de coronavírus e suas similaridades ao SARS-CoV-2 (vírus da pandemia) sugere que os pangolins devem ser considerados possíveis hospedeiros e devem ser removidos dos mercados de animais silvestres para prevenir a transmissão de animais para humanos”, conclui a publicação.

O primeiro surto em Wuhan aconteceu no setor de frutos do mar do mercado, que  vende animais domésticos vivos e também animais silvestres. As autoridades sanitárias da China tentaram localizar a origem da transmissão, mas com o bloqueio do mercado não tiveram sucesso, o que dificulta a descoberta da origem da pandemia.

O pangolim (Manis javanica) é típico das florestas da Malásia. A espécie está ameaçada de extinção e é uma das mais traficadas da Ásia, sua carne é considerada uma iguaria e as escamas são usadas na medicina tradicional asiática e africana.

-------- Continua depois da Publicidade--------

Quem é Aung San Suu Kyi, a Nobel da Paz condenada a quatro anos de prisão após golpe militar em Mianmar

Na prática, ela era a líder do país desde 2015. Suu Kyi foi acusada de incitar a dissidência contra os militares e violar as regras de controle da Covid-19 durante as eleições em 2020, vencida por ela.

Argentina detecta primeiro caso da variante Ômicron

Homem, de 38 anos, regressou de viagem de trabalho à África do Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS