Detran alerta para segurança das crianças no trânsito

As crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes de trânsito

O dia 12 de outubro é uma data muita esperada e divertida para as crianças, mas também pode ser um momento de reflexão sobre o futuro dos pequenos. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta os pais sobre como adotar atitudes seguras.

De acordo com a organização não governamental (ONG) Criança Segura, no trânsito as crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes, pois têm corpos mais frágeis e ainda estão em desenvolvimento, por isso os responsáveis devem ficar atentos.

“As crianças ainda estão descobrindo o mundo e ainda não sabem reconhecer o perigo. Por causa da sua baixa estatura, o seu campo de visão é mais estreito”, afirmou a coordenadora da educação de trânsito do Detran, Cléia Machado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idades de 5 a 14 anos no Brasil. Somente em 2018, 8.826 foram hospitalizadas por este mesmo motivo.

Ensine

Uma dica importante de segurança é ensinar desde cedo os filhos a atravessarem na faixa de pedestre, olhar para os dois lados, não correr nas ruas, explicar sobre a importância de respeitar a sinalização de trânsito, usar o cinto e outros equipamentos de segurança.

Detran realiza campanhas de conscientização no trânsito Foto: Andreia Nobre

Para Cléia Machado é importante que as crianças aprendam desde a primeira infância sobre o trânsito, assim os pequenos vão incorporando as regras de seguranças no seu dia a dia.

“Eles vão crescer sendo um cidadão consciente, sabendo de seus deveres, sabendo respeitar o próximo. Educar é uma ação de cidadania”, declarou Cléia.

Seja um exemplo

Além de ensinar, é importante que as crianças tenham exemplos de atitudes corretas, pois é na fase de desenvolvimento que a criança está aprendendo, vendo o mundo pela primeira vez.

O núcleo familiar é principal exemplo para as crianças, é no convívio com os pais, observando as suas atitudes, que os filhos vão aprendendo e seguindo padrões de conduta.

Equipamentos

De acordo com ONG Criança Segura, os equipamentos de segurança quando usados e instalados corretamente reduzem em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito.

Por isso, até os sete anos e meio os pequenos precisam usar um dispositivo de retenção veicular, a chamada cadeirinha. Até os 10 anos de idade, as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, usando o cinto de segurança.

Ao andar de bicicleta, skate ou patins é essencial que a criançada use capacete, joelheira e cotoveleira, além de praticar essas atividades em locais afastados das ruas. Da Agência de Notícias Acre

Você pode gostar

Mais Notícias
Ver Mais