Rio Branco,

Gladson entrega revitalização de escolas em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves

Escolas revitalizadas

Por Por Agência de Notícia do Acre

Três escolas, uma delas na zona rural do Vale do Juruá, foram completamente recuperadas como parte do programa do novo governo de valorizar a comunidade escolar

Publicidade

“Não podemos nos curvar de encarar os problemas de frente. E é para as crianças que temos a responsabilidade de garantir uma escola com condições ideais para aprender”.

A declaração do governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, na manhã desta sexta-feira, 27, reflete o clima de harmonia em um novo tempo para a Educação no Acre, pautado pela valorização dos professores, pela contratação de pelo menos 530 novos educadores até o primeiro semestre de 2020, e da revitalização das escolas e distribuição de uniformes gratuitos aos estudantes da rede pública.

Cameli entregou nesta sexta de manhã, as obras de recuperação da escola Manoel Carneiro de Messias, na Comunidade do Profeta, a duas horas de barco de Cruzeiro do Sul, pelo rio Juruá, dentro do município de Rodrigues Alves.

À tarde, foi a vez de entregar a reforma das escolas Padre Carlos Kuns e Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul.

O pacote de obras iniciado em março contempla estas instituições com salas novas, telhados recuperados, pintura e pisos renovados.

A caravana de entrega das novas escolas contou com a participação de vereadores, de lideranças comunitárias, professores, coordenadores pedagógicos, do secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz e do presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, (Aleac), deputado Nicolau Júnior.

Os prefeitos Sebastião Correia (de Rodrigues Alves) e Ilderlei Cordeiro (de Cruzeiro do Sul) expressaram, cada um a seu modo, o sentimento de gratidão pelo compromisso do novo governo Gladson Cameli de oferecer melhores condições e estudo para crianças, jovens e adultos.

Rodrigues Alves, em especial, tem uma rede essencialmente rural, já que das 12 escolas, oito estão localizadas na zona rural.

Na escola Manoel Carneiro de Messias, as melhorias vão beneficiar mais de 280 alunos nos três turnos.

“Nos sentimos honrados, satisfeitos e felizes com esse gesto do governador que na minha opinião é também um gesto de gratidão de sua parte por termos contribuído para que ele chegasse aonde está”, ressaltou o prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia.

Já o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, lembrou da condição precária em que a nova administração herdou o estado e o esforço descomunal que vem sendo feito para sanar contas e recolocar o Acre nos trilhos do desenvolvimento.

“O que vimos aqui foi uma lição de compromisso com as nossas famílias, principalmente, as que mais necessitam de uma educação de qualidade, que são aquelas mais carentes”, destacou Nicolau Júnior.

“Lugar de estudante é na escola”

O secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz, esteve em março fazendo um levantamento detalhado das necessidades das três escolas, antes do processo licitatório.

“Aqui na comunidade do Profeta, tivemos que vir escoltados pela Polícia Militar, pra fazer um levantamento do que precisava. Aqui até bois soltos quebraram cercas, telhados estavam quebrados e algumas salas de aula precisavam de pintura. Entendemos que o lugar de estudante é na escola. É aqui o nosso maior refúgio para construímos uma sociedade melhor. E temos orgulho de termos um governo que prioriza a Educação”, frisou Mauro da Cruz.


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade