Connect with us

geral

Vice-governador defende Fundo Amazônia em encontro de governadores com embaixadores europeus

Publicado

em

O vice-governador, Major Rocha, participou, nesta sexta-feira, 13,  em Brasília, de reunião dos governadores da Amazônia Legal com os embaixadores da Noruega, Nils Martin Gunneng; da Alemanha, Georg Witschel; e do Reino Unido, Vijay Rangarajan. Participaram governadores ou vice-governadores dos nove estados da Região.

O objetivo dos governantes no encontro foi reiterar o compromisso com a preservação da Amazônia e reforçar o apoio à continuidade do Fundo Amazônia, com mais recursos, desburocratização e agilidade nesses investimentos, além da participação direta dos estados da região no processo.

Rocha disse que 86% do território acreano está preservado, relatou o esforço do governo acreano para preservar a floresta, que “a meta é desmatamento zero” e está desenvolvendo diversas ações neste sentido.

Ressaltou, porém, que as ações são desenvolvidas com dificuldades, especialmente em virtude dos problemas que a atual gestão encontrou ao assumir o Estado e diante das diversas outras prioridades para a população abrangendo áreas como infraestrutura, saneamento, saúde e segurança.

Major Rocha defendeu a importância da preservação, mas destacou que isso passa, também, pelo oferecimento de condições para que as populações da floresta possam se desenvolver. “Acredito que para que possamos conter o desmatamento, temos que fazer com que o morador da floresta tenha um ativo que possa melhorar sua condição de vida”.

Ele afirmou que o Fundo Amazônia é importante nesse processo, mas que esses recursos precisam “chegar com mais agilidade para a comunidade da região e através de quem conhece a realidade local, que são os governadores”.

No encontro, os embaixadores dos três países presentes abriram a possibilidade de, além de tratar com o governo federal, também abrir diálogo com os governadores da região. A ideia é de que isso ocorra por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia legal.

Ficou acertado um novo encontro, em outubro, para tratar da questão.

Propaganda

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2019 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.