Connect with us

geral

Prefeita Socorro Neri entrega composto orgânico para melhorar rendimento de produtores rurais de Rio Branco

Publicado

em

A prefeita Socorro Neri, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semeia) e Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), entregou na manhã desta quarta-feira, 4, sete toneladas de composto orgânico a produtores rurais de Rio Branco. O composto é produzido na Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos (UTRE), localizada no km 22 da BR 364 (sentido Porto Velho).

Os produtores rurais foram os primeiros a serem cumprimentados pela prefeita Socorro Neri, que lembrou que eles eram a razão que trouxe todos à solenidade. “Essa entrega auxiliará esses produtores do campo a melhorarem ainda mais suas produções e ao mesmo tempo garantirá, que para isso ocorra, não tenham a necessidade de queimar. Amanhã celebraremos o Dia da Amazônia, e nada melhor que contribuirmos de maneira como essa, que evitam práticas danosas ao meio ambiente. A prefeitura valoriza o conceito de desenvolvimento sustentável no dia a dia, pois o exemplo tem que partir de casa”, enfatizou a prefeita.

O adubo, como é popularmente conhecido o composto orgânico, é produzido na Unidade de Compostagem da UTRE e aplica os métodos de aeração forçada e compostagem convencional, produzindo em média 20 toneladas/mês de composto orgânico a partir da decomposição de resíduos orgânicos secos e úmidos. A compostagem tem como principal objetivo da reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente e que acaba poluindo o solo e os rios.

Para o secretário de Meio Ambiente de Rio Branco Aberson Carvalho, “o material entregue hoje é a prova de que podemos utilizar esse produto que muitas vezes é visto como lixo, de maneira sustentável e inteligente ao transformá-lo em um substrato com até 90% de fertilidade”. O secretário lembrou ainda que “essa é apenas a primeira etapa da entrega, o desafio agora, como propôs a prefeita Socorro, é levarmos orientação técnica, em parceria com a Safra, para os produtores rurais desenvolverem em suas propriedades o adubo através da compostagem”.

O ato contou com a participação de representantes de bairros da zona rural de Rio Branco, organizações não governamentais com trabalho na área ambiental e associações de produtores rurais. Para o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais Nova Esperança, localizada na Transacreana, Josimar Ferreira, “o trabalho desenvolvido pela Semeia e pela Safra é muito importante pois o produtor do campo sabe como é fundamental ter um adubo de qualidade, pois ele garante melhores hortaliças na mesa das pessoas”. Ele ainda parabenizou a prefeitura e afirmou que “esse é um dia para celebrar. Toda a agricultura familiar agradece a atenção dada pela prefeita, pois só beneficia os pequenos produtores”.

Além dos produtores rurais, escolas públicas da rede municipal também foram contempladas. Outras 13 toneladas já estão à disposição da Semeia e também serão empregados nos serviços de arborização urbana, produção de mudas, e serviços de paisagismo na capital.

Propaganda

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2019 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.