Rio Branco,

Campanha do Dia Mundial das Hepatites Virais 2019

Saúde em Ação

Por Por Departamento de Comunicação da PMRB

As Hepatites Virais A, B, C, D e E são doenças causadas por vírus que em muitas fases passam despercebidas até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifestar, com graves consequências para a saúde da pessoa.

Publicidade

Durante o período de invisibilidade, as pessoas estão, involuntariamente, transmitindo a doença a outras pessoas através de relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativos em todas as relações sexuais), do compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes como: piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas, por transfusão de sangue contaminado ou ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto.

Seguindo com plano de detecção precoce das hepatites B e C, durante o mês de Julho, todas as Unidades de Saúde voltam suas atenções às Hepatites Virais, desenvolvendo a Campanha “Julho Amarelo”, tendo como dia Mundial a data de 28 de julho.

As mobilizações visam ampliar o diagnóstico precoce destas doenças, ao mesmo tempo em que vincula e acolhe as pessoas com testes reagentes para Hepatites Virais B e C nas redes de atenção à saúde, oferecendo acesso ao tratamento, aconselhamento individual e acompanhamento, com foco na melhoria da qualidade de vida e na garantia do direito humano à saúde.

Durante a ação serão disponibilizados os testes rápidos para a População em Geral: população sexualmente ativa, gestantes, idosos, pacientes passíveis de co-infecção sexualmente transmissível, pessoas em situação de violência sexual, nas Unidades de Referência de Atenção Primária à Saúde – URAPS, Centros de Saúde e todas as Unidades Básicas de Saúdes – UBS.

A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce das hepatites virais B e C para a adesão dos casos reagentes encaminhando para o tratamento, que é 100% gratuito, e disponível pelo SUS, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Durante todo o mês de Julho, a Secretaria Municipal de Saúde, intensificará as atividades de prevenção e orientação às Hepatites Virais em toda Rede de Atenção Básica. No dia 26/07 será realizada uma grande mobilização em atenção ao Julho Amarelo no Centro de Saúde Ary Rodrigues e em diversos pontos da cidade através do trabalho de ONG’s parceiras. Além de realizar um Pit-stop nas imediações da US afim de alertar sobre as hepatites virais, será disponibilizado teste rápido, haverá palestras, todo acolhimento necessário e os devidos encaminhamentos.

Programação 

Campanha Mundial ao Combate às Hepatites Virais.
Data Horário Local Atividades
26/06/2019 09h00min Centro de Saúde Ary Rodrigues Campanha Mundial ao Combate às Hepatites Virais.

 Informações do Evento

Evento Campanha Mundial ao Combate às Hepatites Virais
Local Centro de Saúde Ary Rodrigues
Data e Horário 26/06/2019 às 9hs.
Realização Prefeitura de Rio Branco|Secretaria Municipal de Saúde/ Coordenadoria de Vigilância e Saúde/ Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental/ Divisão Doenças e Agravos Transmissíveis/ Área Técnica IST/AIDS e Hepatites Virais.
Apoio Secretaria Estadual de Saúde, Acadêmicos do 7º Semestre do Curso Bacharelado em Biomedicina – Centro Universitário Uninorte.
Instituições Parceiras ONG’s Parceiras (APHAC/ABORDA/ARREDACRE/AGÁ & VIDA/ARDEF/AMAR)
Público População em Geral: população sexualmente ativa, gestantes, idosos, pacientes passíveis de co-infecção sexualmente transmissível, pessoas em situação de violência sexual.

 


Publicidade




ÚLTIMAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade