26 outubro 2021 11:19 pm
22.3 C
Rio Branco
26 outubro 2021 11:19 pm

Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Meio ambiente

Depártamento de Comunicação PMRB
- Publicidade-

Ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 1º de junho

Como forma de prevenir as queimadas urbanas e, por conseguinte, evitar os problemas de saúde causados pela fumaça, na capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), lançou nesta segunda-feira (3) o Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas. O ato faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada dia 1º de junho.

A queimada feita na área urbana é uma prática comum dos moradores das cidades amazônicas. Em Rio Branco, aspectos culturais favorecem a proliferação dos incêndios no período de seca, que vai do mês de maio ao mês de outubro, anualmente.

A queimada urbana consiste em atear fogo no lixo, restos de podas e roçagem, em terrenos e espaços vazio com muito mato. Mesmo sendo nociva ao meio ambiente, à saúde e proibida por lei, essa prática continua muito forte e neste período de estiagem os focos de queimada acabam aumentando e gerando problemas ambientais, além de produzir problemas de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Aberson Carvalho, as equipes de fiscalização da SEMEIA estão sendo orientadas a agir no combate a esse tipo de prática. “Conclamamos a população a evitar queimar lixo e entulhos em seus quintais, pois a prática é crime previsto em lei e quem for flagrado está sujeito à pena de seis meses a dois anos de prisão, além do pagamento de multa pelo crime cometido”, explica o secretário.

“Este é o momento da gente orientar, da gente informar, da gente dizer que essa queima é proibida. Você pode limpar seu quintal, colocar em um saco de lixo na frente da sua casa, que a Prefeitura fará a coleta”, enfatiza Carvalho, lembrando que as queimadas, além de colocar em risco as propriedades ao seu entorno, causam danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Intensificando a fiscalização

O secretário informa, ainda, que a SEMEIA vai intensificar a fiscalização durante o período de estiagem, com equipes trabalhando 24 horas por dia no combate às queimadas. “O plano de combate às queimadas é uma preocupação da prefeita Socorro Neri para com o meio ambiente e a saúde da população. Pedimos que a população tenha consciência que essa prática é prejudicial a todos e se constitui crime, devendo ser evitada”, conclui.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS