Connect with us

cidades

Acre conclui treinamento para elaboração do Plano Anual de Trabalho

Publicado

em

Após três dias de atividades com a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), foi encerrado na tarde da última quarta-feira (12) o treinamento para a elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT).

Contando com apoio de Élcio Chagas da Silva, consultor da administração do Senar Central (Brasília – DF), a ação conjunta, com carga horária de 24 horas, teve o principal objetivo de contribuir para a elaboração qualitativa do planejamento anual das ações da Regional Acreana do Senar.

Entre os tópicos trabalhados, que serão aplicados nos próximos planejamentos da Regional Acreana, estão as metodologias para realizar diagnósticos nos municípios do Estado – avaliando quais as melhores ofertas para as comunidades rurais, e quais as ações estratégicas para fortalecimento de parcerias.

“Esse plano dá um norte para as regionais. É uma facilidade pois ajuda a organizar demandas e ofertas que serão realizadas ao longo do ano. Começamos com diagnósticos das regiões, dos municípios, e depois passamos para elaboração de um cronograma de visitas para avaliar quais as ofertas possíveis, incluindo as que são realizadas com os parceiros municipais”, destacou Élcio.

Ilcilene Malini, gerente técnica do Senar – Acre, afirmou que o treinamento veio em um momento chave para o fortalecimento das ofertas às comunidades rurais: “A equipe estará mais afinada para atender o nosso público-alvo: os produtores rurais. Através disso, o planejamento será mais assertivo, já que toda a equipe técnica do Senar – Acre está envolvida”.

Continue lendo

cidades

Café com Ciência discute princípios da terapia fotodinâmica

Publicado

em

ASCOM/ UFAC

O projeto Café com Ciência, da Ufac, realiza a palestra “Síntese e Caracterização de Nanocápsulas Lipídicas Sólidas de Lapachol Extraído de ‘Handroanthus impetiginosus’ (ipê roxo) Utilizando Manteiga de Cupuaçu como Componente Lipídico”, nesta quarta-feira, 26, às 10h, no complexo da Bionorte. O palestrante é o doutorando Marcelo Hubner Moreira, da Bionorte-AC.

A atividade é aberta às comunidades acadêmica e externa, integrando o ciclo de debates e seminário intitulado Café com Ciência, que tem por objetivo criar um espaço permanente de discussão científica que, informal, construtiva e autocriticamente auxilie na formação acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação, além de demais interessados.

O Café com Ciência é uma série de seminários com professores/pesquisadores da Ufac ou convidados externos, inclusive estrangeiros. No Cita e na Bionorte, atividades similares ocorriam de maneira extraoficial, entre professores e alunos, desde 2011, em seus respectivos laboratórios de pesquisa, mas isoladamente. O projeto integrou e aproximou alunos e pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação: Cita, Ciencia da Saúde/Bionorte.  O evento é realizado desde 18 de dezembro de 2014.

 

 

Continue lendo

cidades

Arraial Cultural será realizado neste final de semana em Rio Branco

Publicado

em

Da Agência de Notícias Acre

 

Está quase tudo pronto para o principal arraial de Rio Branco, que será realizado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e tem como tema: Festança e Tradição, de Geração pra Geração. Todo o processo de organização do evento está sendo feito com muita dedicação para atender à comunidade.

O Arraial Cultural está na 21ª edição. A festa, que tem ampla programação contemplando manifestações culturais diversas com apresentação de quadrilhas juninas da capital e interior do estado, será neste fim de semana – de 27 a 30 de junho, a partir de 18h -, no Calçadão da Gameleira.

Numa visão ampliada, o evento além de ser uma festa tradicional que faz parte do calendário cultural da cidade,  promove a cultura, o lazer, a interação, o entretenimento e incentiva a economia local

Continue lendo

cidades

Meio Ambiente realiza mutirão do Programa de Regularização Ambiental em Acrelândia

Publicado

em

Da Agência de Notícias Acre

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou sábado, 22, o primeiro mutirão do Programa de Regularização Ambiental (PRA) na Fazenda Bela Vista, em Acrelândia. Durante o evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, entregou os Termos de Compromisso Ambiental (TCA) para 21 produtores rurais, que a partir da regularização podem ter acesso a créditos bancários, suspensão de multas e apoio a recomposição de passivos ambientais. Somente neste ano foram distribuídas mais de 32 mil mudas em Acrelândia.

No mutirão também foram oferecidos serviços das instituições parceiras, como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência de Cooperação Alemã (GIZ), Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Banco da Amazônia (Basa), com suporte financeiro do Fundo Amazônia através do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

“Acrelândia é um município com forte potencial para a produção rural. Estamos realizando esses mutirões exatamente para mostrar que o Meio Ambiente pode e deve trabalhar para auxiliar e orientar as melhores práticas para a recuperação das áreas degradadas. Nossas ações são pautadas na educação ambiental, esse é o melhor caminho para o bom diálogo com todos”, disse o secretário Israel Milani.

O prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, aprovou a iniciativa da Sema. “Nós temos uma população de aproximadamente 15 mil habitantes e 50% está na Zona Rural. São muitos produtores que precisam de esclarecimento. Muitos têm medo de participar de ações como esta por acreditar que são punitivas. Mas sabemos que somente com a regularização, o produtor consegue trabalhar, garantindo que o seu produto chegue com mais segurança às prateleiras do mercado”, comentou.

O chefe do escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Sema, Cláudio Cavalcante, disse que outros mutirões serão realizados ainda este ano. “Estamos apenas iniciando o trabalho em Acrelândia. É uma região com muitos produtores rurais. Faremos outros mutirões como este para que a população compreenda que estamos aqui para ser colaborar com a recuperação das áreas degradadas”.

O primeiro TCA do mutirão foi assinado pelo produtor Antônio Ivo de Pontes. “Sem se regularizar você não consegue trabalhar. Estou muito tranquilo porque sei que preciso recuperar as minhas APPs, sei que o caminho é esse mesmo, não tem porque adiar”, argumentou. Antônio pretende recuperar suas áreas com Eucalipto, mas já está fazendo experiências com outras espécies como ingá, açaí e cupuaçu.

O produtor Izaac Pereira do Lago também assinou o TCA e está em contato com a equipe do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para avaliar sua área. “Estou querendo conhecer mais sobre como posso recuperar minha área com fins econômicos. Eu planto café e vou procurar agregar valor ao meu produto. Quero um cultivo produtivo”, disse.

Técnica de plantio com hidrogel

Os engenheiros da Sema também passaram técnicas inovadoras no plantio de mudas para os produtores que participaram do mutirão. Uma delas é a utilização do higrogel, um pó (polímero) que adicionado à água se transforma em gel. De acordo com o engenheiro florestal da Sema, André Pellicciotti, essa mistura retém a água no solo e alimenta a muda de acordo com a sua necessidade. “Esse processo, principalmente no período do verão, é fundamental para garantir que a muda cresça e até economiza água, pois reduz a necessidade de irrigação diária”, explicou.

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.