Connect with us

política

Mara Rocha comemora resultado positivo de audiência com Ministro da Infraestrutura

Publicado

em

Em audiência ocorrida na noite dessa terça-feira (12/03), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou diversas obras para a integração no Estado do Acre.

A reunião de iniciativa da Deputada Mara Rocha (PSDB/AC), contou, também, com a presença do Governador Gladson Cameli, dos Senadores Mailza Gomes (PP/AC), Márcio Bittar (MDB/AC), dos Deputados Jesus Sérgio (PDT/AC), Vanda Milani (Solidariedade/AC) e Alan Rick (DEM/AC), Deputados Estaduais Cadmiel Bomfim e Luiz Gonzaga e dos Prefeitos Bené Damasceno, de Porto Acre; Bira, de Xapuri; Tião Flores, de Epitaciolândia; Fernanda Hassem, de Brasiléia; e Marilete Vitorino, de Tarauacá.

“Esta reunião teve a finalidade de começarmos a discutir, de forma séria e coesa, ações que possibilitem a integração completa dos municípios do Acre, passando por construção de pontes, melhorias de estradas e dos aeródromos do nosso Estado”, esclareceu Mara Rocha.

Durante a audiência, os prefeitos acreanos foram unânimes em destacar a necessidade de investimentos federais para garantir a integração municipal e intermunicipal. “Somos cinco municípios em um só, a construção da ponte da Vila Caquetá diminuiria distâncias e permitiria o escoamento de nossa produção”, afirmou Bené Damasceno.
O Ministro agradeceu a oportunidade da reunião suprapartidária e informou sobre várias obras previstas para o Estado do Acre. “A iniciativa da Deputada Mara Rocha merece elogios, é extremamente importante esse encontro com as prefeituras e Bancada. Conheço o Acre, já morei em Assis Brasil e Santa Rosa, durante meu tempo no exército, e conheço as especificidades daquela região”, afirmou Tarcísio Gomes.

Projetos de Integração no Acre

O Ministro informou que já existem algumas pautas garantidas para o Acre, dentre elas, a ponte de Tarauacá, que necessita de reparos em uma das cabeceiras. Segundo o Ministro, foi encomendado, ao corpo do exército americano, o projeto de retificação do curso do rio naquele município. A partir desse projeto, serão promovidas as obras, definitivas, para que a ponte seja restaurada.

Para Epitaciolândia e Brasiléia, o Ministro previu a licitação do anel viário ainda este ano, mas a obra só poderá ter seu início a partir de 2020. Tarcísio Gomes aproveitou para solicitar o auxílio da Bancada do Acre no sentido de permitir um melhor uso das Emendas, através do remanejamento de recursos entre obras.

“O Acre conta com um orçamento de R$ 200 milhões, para infraestrutura. Desse montante, R$ 160 milhões são para obras de manutenção. É necessário que a bancada do Acre nos ajude a remanejar recursos, de forma a atender todas as necessidades mais urgentes”, disse o Ministro.

O Ministro informou, ainda, que a ponte de ligação entre os dois municípios será reformada em 60 dias. Sobre a ponte de mão dupla, em concreto, ela deverá ter seu início em 2020.

Respondendo a questionamento do Governador Gladson Cameli e dos Deputados Cadmiel Bomfim e Luiz Gonzaga, o Ministro informou que virá ao Acre, nos próximos meses, para verificar as obras nas BRs 364 e 417, ocasião em que visitará as obras da ponte do Rio Madeira e definirá a inauguração da obra.

Sobre as pontes em Xapuri, Porto Acre e Assis Brasil, Tarcísio Gomes se comprometeu a apoiar a Deputada Mara Rocha junto ao Ministro do Desenvolvimento Regional, para buscar um convênio, com a Caixa Econômica Federal, para viabilizar as duas obras.

Por último, o Ministro informou aos presentes que os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul serão incluídos na 6ª rodada de leilões, o que permitirá a entrada de investimentos privados no Estado.

Repercussão da Reunião

Ao final da audiência, o clima entre prefeitos e parlamentares era de animação. “Foi uma reunião muito produtiva pois tivemos a oportunidade de conversar diretamente com o ministro e expor nossas reivindicações. A Deputada Mara Rocha está de parabéns por dar voz aos prefeitos e à população do Alto Acre”, declarou Fernanda Hassem.

O prefeito Bira, de Xapuri, também se mostrou muito confiante com a construção da ponte entre a comunidade Sibéria e a sede do município. “Temos que agradecer a iniciativa da Mara Rocha. Tive a oportunidade de entregar um anteprojeto para a ponte metálica e acredito que, com o auxílio da Bancada, teremos, em breve, uma solução para a nossa ponte”.

“Quero me somar aos esforços da Deputada Mara Rocha para a integração do nosso Estado. A construção dessas pontes tem, para o Acre, a mesma importância que o ajuste fiscal tem para o Brasil, sem ela não teremos desenvolvimento”, afirmou a Senadora Mailza Gomes.

No encerramento da a audiência, Mara Rocha informou que aquela seria a primeira de uma série de reuniões para a integração do Acre. “Estou extremamente realizada com esta reunião. Juntamos grande parte da Bancada e vários Prefeitos, tivemos a presença do nosso Governador, em uma audiência que durou duas horas. Mesmo tendo perdido duas votações, no Plenário da Câmara, acredito que as informações e definições tomadas aqui ajudarão na retomada do nosso crescimento econômico”, afirmou.

O Deputado Luiz Gonzaga também falou sobre a importância da reunião para o Estado. “Estivemos reunidos com o Ministro das Relações Exteriores tratando sobre uma parceria com o Peru, mas ela só será possível se o Acre tiver estradas transitáveis e pontes para a travessia de pessoas e mercadorias, por isso vou apoiar a Deputada Mara nessa luta pela integração do Acre”.

Mara Rocha informou que já está agendando nova reunião, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, para que as pontes de Sena Madureira, Xapuri e Porto Acre se tornem realidade.

Continue lendo

política

Prefeitura intensifica Operação Verão na capital

Publicado

em

Departamento de Comunicação PMRB

A Prefeitura de Rio Branco intensificou as ações da Operação Verão, na capital. O intuito é garantir que as 60 toneladas de massa asfáltica, alcance 1.500 ruas em 227 bairros da cidade, conforme explicou a prefeita Socorro Neri, durante o lançamento da operação na última quarta-feira, no Distrito Industrial.

Além do tapa-buracos, a Prefeitura está realizando a limpeza de ruas, parques e praças, desobstrução de canais, córregos, rede de drenagem, além iluminação pública, construção de pontos de ônibus, reparos em calçadas, sinalização de trânsito e paisagismo.

O objetivo principal da Operação Verão é impedir atividades potencialmente poluidoras e a utilização indevida dos espaços de uso comum, melhorando assim a qualidade ambiental, paisagística e recuperação malha viária.

Nesta quinta-feira, as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semeia), Zeladoria (SMZC), Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTrans), responsáveis pela Operação, atuaram nos bairros: Xavier Maia, Doca Furtado, Canaã e Loteamento Andirá.

 

 

 

 

Continue lendo

política

“Não quer ajudar, não atrapalha porra!”recado estilo Bolsonaro dado por primo do governador

Publicado

em

Por Juruá em tempo

O empresário Orleilson Cameli, primo do governador do Acre, mandou um recado bolsonarista pelas redes sociais para aqueles que, segundo ele, não geram emprego, não pagam impostos e nem querem ajudar o Estado.

Orleilson, mas conhecido como Zico, não deixa claro para quem fez o desabafo. Ontem (15) quem se manifestou na Assembleia Legislativa do Estado a favor de um grupo de empresários foi o deputado Roberto Duarte (MDB). Ele mostrou um vídeo que retrata o abandono do Parque Industrial de Rio Branco.

Roberto esteve reunido com o presidente da Federação das Indústrias, José

Adriano e um grupo de empresários, que lançaram a campanha “Reage Indústria”.

A família do governador Gladson Cameli vem se manifestando pelas redes sociais contrária às críticas que o gestor recebe. Sua mãe, dona Linda, é outra assídua no perfil de redes sociais. Informações Ac24hrs

Continue lendo

política

Petecão se reúne com reitoria da UFAC para debater cortes nos recursos das universidades

Publicado

em

Por Juruá em tempo

O senador Sérgio Petecão (PSD), se reuniu com a reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, e com o pró-reitor de Planejamento, professor Alexandre Ricardo, para discutir os cortes anunciados pelo governo federal às Universidades Federais no Brasil.

De acordo com Petecão, que é vice-líder do Governo no Congresso Nacional, o corte foi utilizado pelo Governo Federal como um “freio de arrumação”.

“Não está normal a situação das universidades no país. Encontraram plantações de pés de maconha dentro da Universidade de Brasília. Não foi uma e nem duas vezes que veicularam fotos e vídeos de pessoas nuas nas instituições”, disse o senador, ao defender a necessidade de que o governo tem de reorganizar o funcionamento das Universidades Federais.

Petecão relembrou de quando a polícia esteve impedida de entrar na universidade, além da partidarização destas instituições.

O senador afirmou ainda que deseja que as universidades brasileiras, sobretudo a do Acre, sejam referência de ensino, e que desconhece alguém que seja favorável ao corte nos recursos. “O governo federal está aberto para ouvir as demandas de todas as universidades do Brasil. Ninguém é favor de corte de recursos, o que tá sendo feito é uma tentativa de corrigir os problemas detectados nas universidades”, disse.

Da Assessoria

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.