Connect with us

geral

Paciente de TFD no Acre é carregado em prancha improvisada por escada, trapiches até chegar a aeródromo

Publicado

em

A Via Cruzes que um paciente da cidade de Marechal Thaumaturgo, interior do estado do Acre teve que enfrentar até chegar ao aeródromo, sendo carregado por cinco homens que se reversavam na íngreme escadaria nas barrancas do rio Purus, depois em trapiches, varadouro até chegar a aeronave que o levaria para a capital Rio Branco, foi registrado em vídeo que viralizou, NESTA SEGUNDA-FEIRA (07), nas redes sociais, a menos de 10 dias do governo Tião Viana que intitulou a saúde do estado do Acre, como sendo a “saúde de primeiro mundo” encerrar seu mandato.

A cena retrata a realidade em que a máxima que diz “uma imagem vale mais que mil palavras” põe abaixo qualquer Ph.D. em marketing, já que aquele paciente representa milhares espalhados na capital e interior.

O vídeo apresenta cinco homens que se reversam em quatro pontas de uma maca improvisada em meio a chuva transportando nos ombros um pacientes do Tratamento Fora do Domicilio – TFD que estava sendo levado de um barco ancorado no rio, até o aeródromo, onde o aeronave que presta serviço ao estado o transportaria ao Aeroporto de Rio Branco, de lá uma viatura do SAMU o encaminharia a uma unidade hospitalar na capital para o tratamento que na cidade em que possui domicilio não possui.

Em uma única cena visualizamos todas as desarmonias do poder público, desde a questão da saúde, a acesso ao aeródromo, o acompanhamento do paciente, a única harmonia possível de se ver e a solidariedade da população ao carregar nos ombros a carga não do amigo, parente doente, mas a carga do abandono do poder público para com os cidadãos.

De acordo com informações o trecho de acesso ao aeródromo e o próprio é o convenio entre os governos estadual e federal, celebrado em 2014 que em 2015 teria realizado uma reforma no trapiche e escadaria (trocado as tabuas podres), e no aeródromo feita uma reforma na pista (raspagem), que recentemente foi fechada pelo excesso de buracos, que foram tapados, porém em uma obra paliativa.

O trecho percorrido pelos cinco homens solidários e o paciente totaliza dois quilômetros do barranco do rio até a aeronave e foi feito embaixo de muita chuva. Um saco plástico cobria o paciente e desmascarava mais uma vez o governo da “saúde de primeiro mundo” que encerrou a trajetória de 20 anos de poder no Acre.

 

Continue lendo

geral

Deputado rondoniense quer batizar ponte sobre rio madeira com nome de Dom Moacyr

Publicado

em

Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer dar o nome do arcebispo Dom Moacyr Grechi à ponte sobre o Rio Madeira que liga o Acre ao restante do Brasil por terra e está prestes a inaugurar.

Apresentado pelo deputado Mauro Naziff (PSB-RO) e na justificativa ele diz que assim como a ponte, Dom Moacyr foi “a ponte missionária nestes dois estados”. Ele morreu no último dia 17 de junho, em Porto Velho.

”A homenagem é mais do que justa e merecida. Nós enfatizamos no projeto a história do arcebispo, o trabalho desenvolvido na região e a frente missionária liderada por esse grande homem numa época de extrema desigualdade social. Fica o nosso reconhecimento e a reverência, agora como símbolo de uma grande obra do governo federal”,comentou o deputado. As informações são da assessoria.

Continue lendo

geral

Afinal, o fruto do jambeiro é jambo ou jambre?

Publicado

em

Após matéria publicada nesta terça-feira (25) pelo Ecos da Notícia mostrando que a fruta do jambeiro é rica em vitaminas e previne do envelhecimento precoce, várias pessoas se mostraram confusas quanto a forma correta de chamar a fruta. Pois não erra quem chama o Syzygium jambos de jambre ou jambo. O Dicionário mostra que as duas formas estão corretas, uma vez que boa parte da população conhece a fruta como jambre mesmo.

A fruta é rica em fibras que regulam o intestino grosso e evitam a prisão de ventre. Além disso, O Jambre é uma fruta diurética, recomendada para pessoas com problemas nos rins. Jambre tem um gosto bem adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas.

Ele é uma excelente fonte de FósforoFerro, Proteínas, Vitamina CVitaminas B1, vitaminas B2, Vitaminas A, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce, flavonóides e taninos, que contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores.

Os Benefícios do Jambre para saúde

  • Prisão de Ventre.
  • Diurético.
  • fortalece o sistema imunológico.
  • Evita O envelhecimento precoce.
  • Tosses.
  • Dores de cabeça.
  • desarranjos intestinais.
  • Raízes do jambre possuem benefícios para catarros no pulmão!
  • Auxiliar na formação de colágeno.
  • reduz os efeitos dos radicais livres.
Continue lendo

geral

Gestores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participam de qualificação oferecida pela Amac e CNM

Publicado

em

Departamento de Comunicação PMRB

Secretários de Assistência Social de vários municípios acreanos participaram nesta terça-feira, 25, na sede da Associação de Municípios do Acre (Amac), de um seminário oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre O Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social.

A ação faz parte do programa CNM Qualifica, que oferece capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais. A Política Nacional de Assistência Social; Sistema Único de Assistência Social (Suas); Competências federativas; Níveis de gestão e proteção social; Serviços socioassistenciais, programas; e Equipes de referência foram alguns dos temas discutidos durante todo o dia pelos secretários e representantes dos municípios.

 

De acordo com secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Núbia Musis, a iniciativa é uma oportunidade para que os municípios troquem experiências, tenham total clareza do que é de responsabilidade das gestões municipais, e iniciem projetos inovadores voltados à proteção e amparo das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Ações como essa ajudam a fortalecer a autonomia dos municípios, qualifica os gestores e servidores da área orçamentaria e financeira da Assistência. Parabenizo a prefeita Socorro Neri, presidente da Amac, e também a CNM pela oportunidade de nos proporcionar esse aperfeiçoamento numa das áreas mais sensíveis da administração pública”.

 

 

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.