Connect with us

geral

Ifac lança edital com 520 vagas para cursos superiores

Publicado

em

inscrições serão realizadas entre 22 e 25 de janeiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou edital com 520 vagas para 13 cursos superiores, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. As inscrições, que terão início no dia 22 de janeiro e seguem até 25 de janeiro, deverão ser realizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – http://sisu.mec.gov.br, do Ministério da Educação (MEC).

Conforme edital, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Bacharelado em Administração (Rio Branco) e Zootecnia (Sena Madureira), Licenciatura em Ciências Biológicas (Rio Branco), Física (Cruzeiro do Sul e Sena Madureira), Matemática (Cruzeiro do Sul e Rio Branco) e Química (Xapuri), além de Tecnólogo em Agroecologia (Cruzeiro do Sul), Gestão Ambiental (Xapuri), Processos Escolares (Cruzeiro do Sul e Rio Branco) e Sistemas para Internet (Rio Branco).

Para se inscrever, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, como também ter obtido nota diferente de zero na Redação. Além disso, no ato da inscrição, o candidato deverá especificar, em ordem de preferência, suas duas opções de vagas, junto às instituições de ensino superior participantes do Sisu.

Conforme calendário do Ministério da Educação, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro.

Acesse o edital em: http://bit.ly/ifacsisu.

Continue lendo

geral

Deputado rondoniense quer batizar ponte sobre rio madeira com nome de Dom Moacyr

Publicado

em

Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer dar o nome do arcebispo Dom Moacyr Grechi à ponte sobre o Rio Madeira que liga o Acre ao restante do Brasil por terra e está prestes a inaugurar.

Apresentado pelo deputado Mauro Naziff (PSB-RO) e na justificativa ele diz que assim como a ponte, Dom Moacyr foi “a ponte missionária nestes dois estados”. Ele morreu no último dia 17 de junho, em Porto Velho.

”A homenagem é mais do que justa e merecida. Nós enfatizamos no projeto a história do arcebispo, o trabalho desenvolvido na região e a frente missionária liderada por esse grande homem numa época de extrema desigualdade social. Fica o nosso reconhecimento e a reverência, agora como símbolo de uma grande obra do governo federal”,comentou o deputado. As informações são da assessoria.

Continue lendo

geral

Afinal, o fruto do jambeiro é jambo ou jambre?

Publicado

em

Após matéria publicada nesta terça-feira (25) pelo Ecos da Notícia mostrando que a fruta do jambeiro é rica em vitaminas e previne do envelhecimento precoce, várias pessoas se mostraram confusas quanto a forma correta de chamar a fruta. Pois não erra quem chama o Syzygium jambos de jambre ou jambo. O Dicionário mostra que as duas formas estão corretas, uma vez que boa parte da população conhece a fruta como jambre mesmo.

A fruta é rica em fibras que regulam o intestino grosso e evitam a prisão de ventre. Além disso, O Jambre é uma fruta diurética, recomendada para pessoas com problemas nos rins. Jambre tem um gosto bem adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas.

Ele é uma excelente fonte de FósforoFerro, Proteínas, Vitamina CVitaminas B1, vitaminas B2, Vitaminas A, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce, flavonóides e taninos, que contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores.

Os Benefícios do Jambre para saúde

  • Prisão de Ventre.
  • Diurético.
  • fortalece o sistema imunológico.
  • Evita O envelhecimento precoce.
  • Tosses.
  • Dores de cabeça.
  • desarranjos intestinais.
  • Raízes do jambre possuem benefícios para catarros no pulmão!
  • Auxiliar na formação de colágeno.
  • reduz os efeitos dos radicais livres.
Continue lendo

geral

Gestores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participam de qualificação oferecida pela Amac e CNM

Publicado

em

Departamento de Comunicação PMRB

Secretários de Assistência Social de vários municípios acreanos participaram nesta terça-feira, 25, na sede da Associação de Municípios do Acre (Amac), de um seminário oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre O Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social.

A ação faz parte do programa CNM Qualifica, que oferece capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais. A Política Nacional de Assistência Social; Sistema Único de Assistência Social (Suas); Competências federativas; Níveis de gestão e proteção social; Serviços socioassistenciais, programas; e Equipes de referência foram alguns dos temas discutidos durante todo o dia pelos secretários e representantes dos municípios.

 

De acordo com secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Núbia Musis, a iniciativa é uma oportunidade para que os municípios troquem experiências, tenham total clareza do que é de responsabilidade das gestões municipais, e iniciem projetos inovadores voltados à proteção e amparo das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Ações como essa ajudam a fortalecer a autonomia dos municípios, qualifica os gestores e servidores da área orçamentaria e financeira da Assistência. Parabenizo a prefeita Socorro Neri, presidente da Amac, e também a CNM pela oportunidade de nos proporcionar esse aperfeiçoamento numa das áreas mais sensíveis da administração pública”.

 

 

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.