Connect with us

geral

Veja três curiosidades sobre Higiene Bucal

Publicado

em

 Higiene Bucal, resume-se em manter a boca limpa, através de:

 

  • Utilização do fio dental
  • Palito de dente
  • Antisséptico Bucal
  • Escovação dental
  • Enxágue Bucal

Mas existem fatos curiosos sobre este processo de higienização, nem sempre a sociedade utilizou os métodos que possuímos hoje e existe uma tendência que eles sejam alterados com o passar dos anos.

Primeira Escova de Dente

 Segundo arqueólogos, foi encontrado dentro da tumba de 5 mil anos de existência, um objeto classificado a escova mais antiga do mundo. Seu aspecto era de um pequeno ramo que teve sua ponta desfiada para que funcionassem como as cerdas de nylon que conhecemos hoje. Em meados de 1498, foi registrada uma nova evolução da escova na China. As escovas eram feitas com pêlos de porco em uma das extremidades sustentadas por um pedaço de bambu ou osso.

Porém esta invenção teve impacto negativo para sociedade, pois o preço era muito elevado fazendo com que poucas famílias tivessem acesso ao objeto em outros casos o acessório era compartilhado por todos os membros da família. Além disto com o passar do tempo as cerdas mofavam, impactando negativamente a saúde bucal.

Quem é o Pai dos palitos de dentes?

 O homem considerado como pai dos palitos de dentes foi Charles Foster, cidadão norte-americano que visitou o Brasil por volta de 1880.Ao chegar na cidade de Pernambuco observou que as pessoas daquela cidade possuíam dentes muito limpos e belos, percebendo isto viu algo em comum, a maioria das pessoas desta região, utilizavam palitos multiforme após suas refeições para eliminar o resíduo de comida presente entre os dentes e na boca.

Ao retornar para os Estados Unidos da América enxergou nesse hábito dos brasileiro de Pernambuco uma oportunidade, foi a partir deste momento instaurada a grande revolução dos palitos de dentes. Pois o Charles Foster contratou um inventor com a intenção de produzir uma máquina apropriada para realizar a produção em massa e uniforme dos palitos de dentes. No ano de 1887, começou a grande produção de palitos afetando portanto o mercado mundial como uma grande inovação por muitos anos.

Inteligência artificial durante a escovação

 Recentemente foi lançada a BABAHU X1, escova que funciona com inteligência artificial.

A proposta desta escova é elevar a saúde bucal, através da inteligência artificial pois muitas pessoas deixam de escovar os dentes regularmente por falta de tempo. Com esta escova não haverá necessidade utilizar as mãos para escovar os dentes, basta aplicar a pasta sobre as cerdas, morder suavemente e ela fará todo trabalho por você, usando a técnica Bass de escovação ( técnica desenvolvida pelo dentista Dr. Bass, sendo um método muito recomendado pelos dentistas) . Além disso outra vantagem da inteligência artificial durante a escovação, será a condição de realizar outras tarefas enquanto seus dentes sendo limpos pela BABAHU X1.

 Fonte: Convênio odontológico

Continue lendo

geral

Deputado rondoniense quer batizar ponte sobre rio madeira com nome de Dom Moacyr

Publicado

em

Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer dar o nome do arcebispo Dom Moacyr Grechi à ponte sobre o Rio Madeira que liga o Acre ao restante do Brasil por terra e está prestes a inaugurar.

Apresentado pelo deputado Mauro Naziff (PSB-RO) e na justificativa ele diz que assim como a ponte, Dom Moacyr foi “a ponte missionária nestes dois estados”. Ele morreu no último dia 17 de junho, em Porto Velho.

”A homenagem é mais do que justa e merecida. Nós enfatizamos no projeto a história do arcebispo, o trabalho desenvolvido na região e a frente missionária liderada por esse grande homem numa época de extrema desigualdade social. Fica o nosso reconhecimento e a reverência, agora como símbolo de uma grande obra do governo federal”,comentou o deputado. As informações são da assessoria.

Continue lendo

geral

Afinal, o fruto do jambeiro é jambo ou jambre?

Publicado

em

Após matéria publicada nesta terça-feira (25) pelo Ecos da Notícia mostrando que a fruta do jambeiro é rica em vitaminas e previne do envelhecimento precoce, várias pessoas se mostraram confusas quanto a forma correta de chamar a fruta. Pois não erra quem chama o Syzygium jambos de jambre ou jambo. O Dicionário mostra que as duas formas estão corretas, uma vez que boa parte da população conhece a fruta como jambre mesmo.

A fruta é rica em fibras que regulam o intestino grosso e evitam a prisão de ventre. Além disso, O Jambre é uma fruta diurética, recomendada para pessoas com problemas nos rins. Jambre tem um gosto bem adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas.

Ele é uma excelente fonte de FósforoFerro, Proteínas, Vitamina CVitaminas B1, vitaminas B2, Vitaminas A, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce, flavonóides e taninos, que contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores.

Os Benefícios do Jambre para saúde

  • Prisão de Ventre.
  • Diurético.
  • fortalece o sistema imunológico.
  • Evita O envelhecimento precoce.
  • Tosses.
  • Dores de cabeça.
  • desarranjos intestinais.
  • Raízes do jambre possuem benefícios para catarros no pulmão!
  • Auxiliar na formação de colágeno.
  • reduz os efeitos dos radicais livres.
Continue lendo

geral

Gestores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participam de qualificação oferecida pela Amac e CNM

Publicado

em

Departamento de Comunicação PMRB

Secretários de Assistência Social de vários municípios acreanos participaram nesta terça-feira, 25, na sede da Associação de Municípios do Acre (Amac), de um seminário oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre O Papel dos Municípios na Rede de Amparo Social.

A ação faz parte do programa CNM Qualifica, que oferece capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais. A Política Nacional de Assistência Social; Sistema Único de Assistência Social (Suas); Competências federativas; Níveis de gestão e proteção social; Serviços socioassistenciais, programas; e Equipes de referência foram alguns dos temas discutidos durante todo o dia pelos secretários e representantes dos municípios.

 

De acordo com secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Núbia Musis, a iniciativa é uma oportunidade para que os municípios troquem experiências, tenham total clareza do que é de responsabilidade das gestões municipais, e iniciem projetos inovadores voltados à proteção e amparo das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Ações como essa ajudam a fortalecer a autonomia dos municípios, qualifica os gestores e servidores da área orçamentaria e financeira da Assistência. Parabenizo a prefeita Socorro Neri, presidente da Amac, e também a CNM pela oportunidade de nos proporcionar esse aperfeiçoamento numa das áreas mais sensíveis da administração pública”.

 

 

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.