Rio Branco,

aaa

Jornalistas e escritoras tomam posse na AJEB em prestigiada solenidade

Nova entidade

Por acreaovivo
- Publicidade-

A Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB está oficialmente instalada no Acre. Com sede nacional no Rio Grande do Sul, presidida pela escritora Maria Odilia Menezes, a AJEB agora tem uma seccional no Acre empossou a sua diretoria neste sábado, 1º de dezembro, em concorrida solenidade no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

A seccional Acre foi criada pela AJEB Nacional a partir da posse da jornalista Socorro Camelo em evento ocorrido no mês de setembro de 2018 na cidade de Fortaleza, Ceará.

O evento teve a abertura com um bonito vídeo do canal Sassarico do Bemvindo, do ator Bemvindo Sequeira, em que narra um diálogo entre Deus e um Anjo sobre a importância da mulher, e uma versão instrumental condensada dos hinos nacional e do Acre com os músicos Eduardo Bilbano e Natanael Assunção, que emocionou os presentes.

“Eu estou absolutamente encantada com esse desafio. Literatura, jornalismo, comunicação, historia, mulheres, engajamentos… há vida inteligente aqui e eu espero aprender com todas vocês!”, assim, nesse tom emocionada, a presidente da seção local, jornalista Socorro Camelo, deu posse às 23 mulheres jornalistas e escritoras da sua diretoria biênio 2018-2020.

Como oradora da noite, a escritora e poetisa Edir Marques, vice-presidente da AJEB-Acre encantou com sua brilhante palestra que enalteceu a trajetória das mulheres escritoras acreanas. (Leia aqui o discurso na integra).

DIRETORIA AJEB ACRE

Presidente: Socorro Camelo

1º vice- presidente : Edir Marques

2º Vice-presidente: Jannice Dantas

3º Vice-presidente: Bethe Passos

Secretária: Jahnnyne Silva Lima

2ª secretária: Maria Meirelles

Tesoureira: Cristina Caetano

Diretora Cultural: Concita Maia

2ª diretora cultural: Cecília  Ugalde

Diretora de Comunicação: Kelly Kley

Diretora de Relações Institucionais: Roberta Lima

Diretora de cerimonial: Jacira Abdon

Diretora de divulgação: Jackie Pinheiro

Conselho Fiscal:

Surama Chaul, Rubedna Braga  Lamlid Nobre, Mariana Klemer e Nayara Lessa

Membros conselheiros:

Luísa Lessa

Olinda Batista

Rachel Moreira

Andreia Zillio

Joicely Abreu

Charlene Carvalho

Maria josé (Mazé)

DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE SOCORRO CAMELO

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, denominada simplesmente por sua sigla AJEB, foi fundada  em 8 de abril do ano de 1970, é uma associação civil de fins não econômicos (sem fins lucrativos) dotada de personalidade jurídica própria de direito privado, apolítica, constituída por tempo indeterminado com autonomia financeira e administrativa.

A Diretoria Executiva Nacional  assim como as coordenadorias nos estados tem mandato de dois anos.

São fins da Associação:

  1. a) estimular a união de jornalistas e escritoras de todo Brasil, fomentando a harmonia nacional e internacional;
  2. b) promover o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre suas associadas e com associações congêneres; e
  3. c) incentivar o aperfeiçoamento profissional de suas associadas.

A AJEB nacional tem hoje como presidente Maria Odilia Menezes e a sede é no Rio Grande do Sul.  Membros novos serão aceitos desde que preencham a ficha de inscrição que esta a disposição de todos que tiverem interesse.  Basta enviar um e-mail para AJEB.

Mas eu queria falar mais uma coisinha:

Hoje cada uma de vocês dá um passo importante.  Eu, na posse em Fortaleza, fiquei tão emocionada e cônscia do meu papel como mulher e jornalista. 

Para mim é um imenso prazer juntar palavras. E eu ainda continuo sendo recompensada por isso. Muito bom!

É tão bom criar raciocínios e ir experimentando no papel em branco não é?

Claro que nem sempre fica bom. Aliás, para ser honesta raramente acho legal os meus escritinhos.

Mas palavras são tentativas valiosas de interpretações de imagens, sejam elas internas ou externas, conscientes ou inconscientes, no seu sentido mais refinado.

E eu jornalista que sou, aprendo com elas.

E agradeço. A Deus, as minhas filhas fonte de inspiração sempre pra mim, meu marido que veio de rosa pra saudar a nós mulheres e aos amigos que sempre me empurram e que agora devem estar pensando “eita, agora ela engoliu a pílula da emilia”

Não vou me prolongar, prometo!

Sou fã de bons textos. Acho que uma imagem diz mais do que mil palavras. Só que cem palavras embriagadas da mais pura emoção, dizem mais do que uma vida inteira. É arte.

Claro que não é o meu caso (infelizmente), mas tenham certeza que me esmero sempre. Nunca tive medo de trabalho duro, então vou treinando…

Minha querida mãe, na sua simplicidade, me ensinou a ter amor e respeito profundo pelas palavras. Embora às vezes eu também me amedronte com elas. Então vida afora tenho falado menos e observado mais.

E se estou aqui hoje como presidente dessa associação, que sei renderá muitos e muitos frutos, falando pelos cotovelos, (sim, engoli a pílula da emilia) devo a uma pessoal especial: minha linda e inteligente amiga Edir Marques, que por acaso também é minha sogra.

Aliás, preciso deixar registrado: o convite para ser presidente da AJEB foi feito a ela que declinou. E Então me indicou. 

Ela é que a mestra, não só por seu título obtido, mas por ser grande como mulher, com tudo maiúsculo e letra cintilante, e tão generosa com essa aprendiz aqui. Obrigada minha querida. Por sempre me sacudir coração e mente.

Eu estou absolutamente encantada com esse desafio. Literatura, jornalismo, comunicação, historia, mulheres, engajamentos… há vida inteligente aqui e eu espero aprender com todas vocês! Muito obrigada.

Serviço:

Para associar-se a AJEB:

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/ajeb.acre/

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS