Connect with us

geral

Preso, Lula é agraciado pelo Prêmio Chico Mendes concedido pelo governo do Acre

Publicado

em

Mesmo cumprindo prisão em regime fechado na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado pelo governo do Acre com o Prêmio Chico Mendes de Florestania. Em 2018, o prêmio é especial por lembrar os 30 anos do assassinato do líder seringueiro, ocorrido em 22 de dezembro de 1988.

A solenidade de premiação aconteceu na noite de sábado (15) na cidade de Xapuri, terra de Chico. Como não pode comparecer à premiação, Lula enviou uma mensagem que foi lida pela ambientalista Lucélia Santos.

Atriz e ambientalista, Lucélia Santos, leu a carta do ex presidente Lula, um dos homenageados.

“Me emociona demais essa homenagem. Ela mostra que mesmo que hoje o dia pareça escuro, as sementes que plantamos, eu e Chico juntos, se transformaram em grandes árvores, que não serão derrubadas facilmente e que ainda darão muitos frutos e novas sementes, a serem plantadas por vocês, para um futuro melhor para o Acre, o Brasil e o mundo.”

A escolha do ex-presidente petista foi justificada por sua contribuição, enquanto ocupante do Palácio do Planalto (2003-2010) do desenvolvimento econômico do Acre. Lula era amigo de Chico Mendes quando este liderava o movimento de seringueiros contra a destruição da floresta para, no lugar, ser colocado pasto.

O passado do ex-presidente pela região foi lembrado por Raimundão Mendes, primo de Chico. Hoje com 73 anos, Raimundão também participou dos “empates” e outros movimentos de resistência dos seringueiros.

“Lula foi um verdadeiro baluarte de apoio e solidariedade às lutas do movimento sindical do Acre. Esteve em Xapuri várias vezes, inclusive quando assassinaram o companheiro Chico Mendes, mais uma vez estava presente prestando solidariedade à nossa luta aqui na região. Lula é irmão dos acreanos, portanto, é mais do que justo que prestemos essa homenagem a ele”, disse.

Outro homenageado ilustre nesta edição do Prêmio Chico Mendes foi o papa Francisco, que recebeu da primeira-dama, Marlúcia Cândida, o troféu que simboliza a premiação. O pontífice foi homenageado na categoria especial “De Francisco Para Francisco”.

Primeira-dama, Marlúcia Cândida, entregou o troféu que simboliza a premiação ao pontífice que foi homenageado na categoria especial “De Francisco Para Francisco”.

Desde que Lula foi preso, em abril, para cumprir a condenação por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o governador Sebastião Viana (PT) se apresenta como um dos principais entusiastas da soltura do ex-presidente, dizendo que o petista sofre injustiça e é um preso político.

Leia na íntegra o discurso enviado por Lula

Governador Tião Viana e demais autoridades presentes,

Meus amigos, minhas amigas,

Quem conhece a natureza, como o povo do Acre conhece, quem conhece a Amazônia, quem cultiva a terra, sabe que da semente plantada até termos uma grande árvore leva tempo.

Por isso sabe quanto é importante plantar sementes na vida, cuidar com carinho e ter paciência até a árvore crescer e dar boa sombra e frutos.

Eu conheci o Chico Mendes na época da fundação do PT, junto com outros companheiros de todo país que queriam semear a luta pela democracia e justiça social. Um metalúrgico do ABC e um seringueiro de Xapuri com milhares de quilômetros de distância entre eles mas próximos no desejo de um Brasil melhor. Não éramos filhos de fazendeiros, de empresários, bacharéis. Éramos um metalúrgico e um seringueiro que percorreram longos caminhos.

Não tinha celular, não tinha internet, não tinha whatsapp, tinha telefone e olhe lá. A gente tinha mesmo era que rodar na estrada, viajar de ônibus, nos encontrar e valorizar cada encontro, cada troca de ideia.

O companheiro Chico protegia as árvores e os seus companheiros com a coragem, com seu próprio corpo. Em um fim de ano como esse, gente covarde e gananciosa achou que matando Chico, que tirando o corpo dele do caminho, iam esmagar a floresta e a esperança do povo do Acre. Eles achavam que matando Chico matariam sua luta.

Eu deixei a Marisa e as crianças às vésperas do Natal e fui em um aviãozinho me despedir do meu companheiro e falar exatamente isso para seus parentes, amigos e companheiros: as ideias de Chico continuariam vivas e cada vez mais fortes.

Hoje, 30 anos depois, podemos ver que muitas árvores nasceram das sementes plantadas pelo Chico.

O aumento da consciência ecológica dos brasileiros e no mundo todo, que resistem e irão resistir a ganância dos poderosos na proteção da Amazônia.

Com muita Justiça, tive a honra de batizar o nome do Instituto que cuida das unidades de conservação da natureza no Brasil de Chico Mendes.

O Acre era governado por gente que cortava com motosserras seus adversários. Os governos do PT no Acre, liderados pelo Tião e pelo Jorge Vianna, mudaram o estado, modernizando-o e trazendo desenvolvimento com consciência econômica e social. Não é fácil nem pouco ganhar 5 eleições seguidas. As pessoas começam a dar de barato conquistas feitas com muita luta e trabalho. Mas, meus amigos Tião e Jorge, não tenham dúvida de que vocês tem seus nomes na história do Acre e do Brasil.

A Marina Silva foi senadora, minha ministra do Meio Ambiente, depois disputou três eleições presidenciais. Como seria possível antes do Chico Mendes e do PT do Acre Xapuri ter uma filha da sua terra de origem popular candidata a presidência?

Eu hoje, infelizmente, não posso estar no Acre onde tantas vezes estive, para receber esse prêmio. Queriam matar as ideias de Chico Mendes. Querem calar as minhas. Nem entrevista me deixam dar.

Justamente por não poder estar aí com vocês, me emociona demais essa homenagem. Ela mostra que mesmo que hoje o dia pareça escuro, as sementes que plantamos, eu e Chico juntos, se transformaram em grandes árvores, que não serão derrubadas facilmente e que ainda darão muitos frutos e novas sementes, a serem plantadas por vocês, para um futuro melhor para o Acre, o Brasil e o mundo.

Muito obrigado,
Forte abraço,

Luiz Inácio Lula da Silva”

Continue lendo

geral

Realizando um sonho: Jogador do Sub-20 do Galvez vai para o Clube de Regatas Vasco da Gama

Publicado

em

Marcelo Torres/ Ascom Galvez

Com uma bela participação e marcando três gols em cinco jogos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, o atacante do Galvez, Erick, foi fundamental para o Imperador chegar até a terceira fase da competição. Com todo esse aproveitamento na Copinha, Erick foi convidado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama para compor o sub-20, do time carioca.

Após a participação do Vasco na Copinha, os jogadores terão um período de descanso, depois desse recesso, Erick irá para o Rio de Janeiro e ficará um período fazendo testes de adaptação com time vascaíno.

Erick, que é torcedor do Vasco, relembra de sua trajetória até a chegada do tão sonhado momento de poder jogar no time de coração. “Isso é fruto de um grupo unido, que não murmurou e mostrou para todo país que o sonho de um garoto pode se tornar realidade. Vou dar o meu melhor para permanecer no Vasco, e espero dá muito orgulho para os torcedores acreanos”, comentou.

De acordo com o presidente do Galvez, Edener Franco, isso é fruto de um trabalho dedicado tanto da comissão técnica, por parte do professor Oziel e também dos próprios garotos que entenderam a importância da competição que é uma espécie de vitrine para os clubes de todo país.

“Esse ano o Galvez fez toda uma reformulação em sua diretoria, e das competições que iremos participar em 2019, essa conseguimos um êxito que muitos não acreditavam, esperamos dar continuidade com o profissional sendo campeão do acreano e passar da próxima fase da Copa do Brasil, além de continuar rei da base no Acre, buscando o tricampeonato sub 20, fazer uma boa participação na copa do Brasil Sub-20, e sempre lembrando que o torcedor foi e é fundamental para auxiliar o Imperador nas competições”, enfatizou Edener Franco.

Continue lendo

geral

Sub-20 do Galvez vence e se classifica para próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Publicado

em

Ascom/Galvez - Imagens: gazetaPress

Na tarde desta quarta-feira, 9, início da noite na cidade de Capivari, interior de São Paulo, o sub-20 do Galvez, fez um feito inédito com a vitória sobre o XV de Piracicaba, por 2 a 0, garantindo a classificação para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol júnior 2019.

Dos 128 clubes que participam da competição, apenas 64 continuam na disputa da Copinha, que terá sua final no dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário do estado de São Paulo. Na próxima fase da competição o Imperador irá encarar o Desportiva Ferroviária/ES.

A partida história

O Galvez desempenhou um futebol envolvente e confiante, pois aos 35 minutos da primeira etapa, Mamud abre o placar em cobrança de falta. Inspirado em todos os jogos até o momento, o goleiro Gabriel, agarra um pênalti.

Aos 38 minutos da segunda etapa, o Atacante Ereck, que concorre há um dos gols mais bonitos da primeira fase da Copinha, recebeu na grande área, fez o giro e chutou forte, sem chances de defesa do goleiro do XV.

De acordo com o presidente do Galvez, Edener Franco, os meninos da base são merecedores de tudo que estão vivendo, pois essa conquista veio a troco de muito esforço e dedicação. “Essa grande participação do sub-20 do Galvel, não é um ganho somente para o Clube e torcedores, e sim a todos os amentes de futebol do Acre, pois Galvez é o nosso Acre sendo representado a nível nacional”, declarou.

Continue lendo

geral

Inscrições do Fies começam em 5 de fevereiro

Publicado

em

Por Portal do Brasil

Estudantes matriculados em instituições de ensino superior podem concorrer às vagas de financiamento para o primeiro semestre deste ano

Estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior privadas já podem conferir o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O documento foi publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). Com prazo entre 5 e 12 de fevereiro, as inscrições para o primeiro semestre podem ser feitas pela página do programa na internet.

O Fies atende estudantes cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos; por isso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do financiamento. No caso do P-Fies, o valor máximo para se inscrever é de cinco salários mínimos. Nessa modalidade, as taxas de juros variam conforme a renda dos inscritos.

Nota superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redação acima de zero são quesitos para participar. Além disso, quem está inadimplente ou que já tenham sido contemplados não podem participar. O resultado desta chamada será divulgado em 18 de fevereiro.

Contratação

Após esta etapa de pré-seleção, os candidatos que forem chamados passam para a fase de complementação da inscrição. É nesse momento que o financiamento do curso é contratado. Para os inscritos no Fies, é necessário acessar a página do programa, e confirmar os dados entre 19 e 25 de fevereiro. Quem não for selecionado no Fies, vai para a lista de espera e é convocado se as vagas não forem preenchidas.

Já para quem conseguir a vaga via P-Fies deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para validar as informações no dia seguinte à pré-seleção. Com informações do Portal Brasil.

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.