Connect with us

geral

Magistrados acreanos participam do 1º Intercâmbio Internacional do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc)

Publicado

em

Magistrados do Acre participaram do 1º Intercâmbio Internacional do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), realizado nos EUA, entre os dias 15 e 21 de novembro. Ao todo, 27 magistrados de vários Estados estiveram no evento de troca de experiências, com a oportunidade de refletir sobre as vantagens e desvantagens do sistema judicial americano, comparando-o com o sistema judicial brasileiro, especialmente na abordagem da delação premiada e do combate à corrupção. Participaram do evento a desembargadora Regina Ferrari, o desembargador Adair Longuini, a desembargadora Maria Penha e a juíza Maria Rosinete dos Reis, que também é coautora do livro Leis Penais Comentadas II.

Para os representantes acreanos, o intercâmbio foi uma experiência única, com compartilhamento de conhecimentos por meio de palestras ministradas por professores da Harvard Law School, em Cambridge (EUA), sobre temas relevantes e atuais, como corrupção e a chamada plea bargain (acordo entre a acusação e o réu).

Segundo a desembargadora Regina Longuini, foi “bastante enriquecedor o contato com outros sistemas de justiça e cultura, objetivando trazermos estas experiências e observações para o campo de estudos e debates no nosso seio acadêmico e científico, a fim de melhorarmos o nosso direito positivo. Uma delas, especialmente, de relevo, destaca-se a da colaboração premiada, de regência no campo do direito penal, ampliando a adoção do plea bargain, que é a justiça penal consensual em todas as espécies de delitos. Lá, 90% dos casos criminais são resolvidos de forma negociada. Muito contribui para a redução da impunidade. É a valiosíssima mediação fazendo a diferença”.

Já a desembargadora Maria Penha destacou que “os intercambistas brasileiros foram acolhidos com especial atenção, tanto pelos magistrados do Brasil, André Goma e Etiene, discentes da Harvard, como pelos magistrados e professores estrangeiros, resultando do intercâmbio de ideias o alargamento do pensamento em benefício da prestação jurisdicional, com a percepção de que do Acre ao Rio Grande do Sul, e do Brasil aos EUA, apesar das divergências inerentes às democracias pluralistas, a busca das melhores práticas para pacificação dos conflitos é um ideal compartilhado”.

As atividades em Boston foram finalizadas com a visita ao Department of Youth Services Judge Connely Youth Center, um centro de internação de jovens que praticaram crimes graves, inclusive assassinatos. Para a magistrada Maria Rosinete, foi um dos momentos mais importantes do intercâmbio. “Quando o jovem chega ao centro, passa por uma avaliação biológica, psicológica e social e é feita uma espécie de biografia desse jovem, para entender o que precisa ser feito, o que deu errado para que esse jovem cometesse o delito e o que pode ser feito para reabilitá-lo”. A coordenadora do centro fez uma fala marcante em relação ao que os jovens cometeram: “não são erros, são escolhas deles e são responsabilizados. Não se passa a mão na cabeça”. Para finalizar, alguns magistrados seguiram para Nova York, onde fizeram mais duas visitas às Cortes de Justiça de apelação e a que corresponde ao primeiro grau da justiça brasileira.

Continue lendo

geral

Realizando um sonho: Jogador do Sub-20 do Galvez vai para o Clube de Regatas Vasco da Gama

Publicado

em

Marcelo Torres/ Ascom Galvez

Com uma bela participação e marcando três gols em cinco jogos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, o atacante do Galvez, Erick, foi fundamental para o Imperador chegar até a terceira fase da competição. Com todo esse aproveitamento na Copinha, Erick foi convidado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama para compor o sub-20, do time carioca.

Após a participação do Vasco na Copinha, os jogadores terão um período de descanso, depois desse recesso, Erick irá para o Rio de Janeiro e ficará um período fazendo testes de adaptação com time vascaíno.

Erick, que é torcedor do Vasco, relembra de sua trajetória até a chegada do tão sonhado momento de poder jogar no time de coração. “Isso é fruto de um grupo unido, que não murmurou e mostrou para todo país que o sonho de um garoto pode se tornar realidade. Vou dar o meu melhor para permanecer no Vasco, e espero dá muito orgulho para os torcedores acreanos”, comentou.

De acordo com o presidente do Galvez, Edener Franco, isso é fruto de um trabalho dedicado tanto da comissão técnica, por parte do professor Oziel e também dos próprios garotos que entenderam a importância da competição que é uma espécie de vitrine para os clubes de todo país.

“Esse ano o Galvez fez toda uma reformulação em sua diretoria, e das competições que iremos participar em 2019, essa conseguimos um êxito que muitos não acreditavam, esperamos dar continuidade com o profissional sendo campeão do acreano e passar da próxima fase da Copa do Brasil, além de continuar rei da base no Acre, buscando o tricampeonato sub 20, fazer uma boa participação na copa do Brasil Sub-20, e sempre lembrando que o torcedor foi e é fundamental para auxiliar o Imperador nas competições”, enfatizou Edener Franco.

Continue lendo

geral

Sub-20 do Galvez vence e se classifica para próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Publicado

em

Ascom/Galvez - Imagens: gazetaPress

Na tarde desta quarta-feira, 9, início da noite na cidade de Capivari, interior de São Paulo, o sub-20 do Galvez, fez um feito inédito com a vitória sobre o XV de Piracicaba, por 2 a 0, garantindo a classificação para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol júnior 2019.

Dos 128 clubes que participam da competição, apenas 64 continuam na disputa da Copinha, que terá sua final no dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário do estado de São Paulo. Na próxima fase da competição o Imperador irá encarar o Desportiva Ferroviária/ES.

A partida história

O Galvez desempenhou um futebol envolvente e confiante, pois aos 35 minutos da primeira etapa, Mamud abre o placar em cobrança de falta. Inspirado em todos os jogos até o momento, o goleiro Gabriel, agarra um pênalti.

Aos 38 minutos da segunda etapa, o Atacante Ereck, que concorre há um dos gols mais bonitos da primeira fase da Copinha, recebeu na grande área, fez o giro e chutou forte, sem chances de defesa do goleiro do XV.

De acordo com o presidente do Galvez, Edener Franco, os meninos da base são merecedores de tudo que estão vivendo, pois essa conquista veio a troco de muito esforço e dedicação. “Essa grande participação do sub-20 do Galvel, não é um ganho somente para o Clube e torcedores, e sim a todos os amentes de futebol do Acre, pois Galvez é o nosso Acre sendo representado a nível nacional”, declarou.

Continue lendo

geral

Inscrições do Fies começam em 5 de fevereiro

Publicado

em

Por Portal do Brasil

Estudantes matriculados em instituições de ensino superior podem concorrer às vagas de financiamento para o primeiro semestre deste ano

Estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior privadas já podem conferir o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O documento foi publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). Com prazo entre 5 e 12 de fevereiro, as inscrições para o primeiro semestre podem ser feitas pela página do programa na internet.

O Fies atende estudantes cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos; por isso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do financiamento. No caso do P-Fies, o valor máximo para se inscrever é de cinco salários mínimos. Nessa modalidade, as taxas de juros variam conforme a renda dos inscritos.

Nota superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redação acima de zero são quesitos para participar. Além disso, quem está inadimplente ou que já tenham sido contemplados não podem participar. O resultado desta chamada será divulgado em 18 de fevereiro.

Contratação

Após esta etapa de pré-seleção, os candidatos que forem chamados passam para a fase de complementação da inscrição. É nesse momento que o financiamento do curso é contratado. Para os inscritos no Fies, é necessário acessar a página do programa, e confirmar os dados entre 19 e 25 de fevereiro. Quem não for selecionado no Fies, vai para a lista de espera e é convocado se as vagas não forem preenchidas.

Já para quem conseguir a vaga via P-Fies deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para validar as informações no dia seguinte à pré-seleção. Com informações do Portal Brasil.

Continue lendo

Veja também

Mais lidas

Portal de notícias do Acre | Diretor e Redator - Lenilda Cavalcante FENAJ 084 | Copyright © 2006-2018 ECOS DA NOTÍCIA - Todos os direitos reservados.