Connect with us

geral

Sesc lança livro “Solidão dos Peixes” neste sábado

Publicado

em

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), através do projeto Sesc Lançamentos, lança no sábado, 10, às 18h30, no Sesc do Centro, mais uma obra da literatura acreana: o livro “Solidão dos Peixes”, do escritor, João Carlos de Souza Ribeiro. A entrada é franca.

Por Assessoria Sesc/Foto: Divulgação –

O Sesc Lançamento de Livros existe desde 1996 e visa a parceria com autores acreanos para lançar suas obras literárias. O projeto já atendeu a mais de 200 autores desde sua primeira edição, e as ações do Sesc Lançamento de Livros auxiliam no registro, distribuição e acessibilização da cultura feita em Rio Branco, além de destacar a ação do Sesc como entidade comprometida com formação cidadã através da transversalidade entre educação e cultura.

O Livro

Um dos maiores medos da humanidade, ao lado do mistério, que envolve a sua origem e o desenlace de cada um, na terra, é, indubitavelmente, o estado indelével de solidão. A solidão, ao manifestar-se em dores, oceânicas, é capaz de devorar universos inteiros e aplacar a própria existência assim como o tempo, que, insaciável e irracional, engole seres e coisas de forma cruel na garganta do infinito.

Os seres humanos, condenados ao silenciamento de suas vozes, atravessam terras, trilhas siderais e pontes etéreas; todos juntos, mas paradoxalmente, solitários. São todos, sob os cílios da poesia, verdadeiros cardumes em dividas , memorias efêmeras e em angustias mortais.

O Autor

 

João Carlos de Souza Ribeiro é Doutor em Ciência da Literatura e Pós-Doutor em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além de ser docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Acre – UFAC, atuando nas áreas de Teoria da Literatura, Poética, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Poética. É poeta, ensaísta e crítico literário.

Continue lendo

geral

Estudantes têm até sexta-feira para renovar contrato do Financiamento Estudantil

Publicado

em

Por Agência Brasil

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até sexta-feira (23) para renovar os contratos. Aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017 devem fazer o aditamento.

Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Contratos de 2018

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o agente operador do Novo Fies. Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Continue lendo

geral

CIEE oferta estágio para acadêmicos de Educação Física; inscrições até amanhã terça

Publicado

em

Por Ascom/IFAC

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) no Acre está com inscrições abertas até o dia 20 de Novembro de 2018 para selecionar estagiários de nível superior, do curso de Educação Física, a partir do 2º período.

Os interessados devem entregar a documentação na sede do CIEE, das 8h às 17h, na Avenida Getúlio Vargas, 3.640, PROCON – Ao lado da Malharia Ponto Sem Nó).

O valor das bolsas de estudo não foi informado. A carga horária média será de 20h/semanais. Para mais informações, ligue no telefone (68) 3214-3200.

O edital informa que os candidatos aprovados devem desenvolver atividades voltadas as seguintes modalidade: Futsal, Aeróbica, Capoeira, Dança, Ballet, Jazz, Futebol de Areia, Society, Handebol, Jiu Jitsu, kung Fu, Natação, Vôlei de Areia e Indoor.

Confira a documentação completa: Curriculum Vitae, Cópia RG e CPF, Declaração de Matrícula da Instituição de Ensino, Comprovante de Endereço atualizado e registro de habilitação em escolas ou grupos de dança, entidades regionais ou entidades de prática esportivas, caso possua.

REQUISITOS PARA NÍVEL SUPERIOR: Estar regularmente matriculado a partir do 2º período. Estar frequentando efetivamente o curso. Ter disponibilidade para estagiar em regime de 20 (vinte) horas semanais. Que não esteja cursando o último período. Ter acima de 16 anos de idade.

Continue lendo

geral

8ª Semana Acadêmica de Química tem início na Ufac

Publicado

em

Ascom/UFAC

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) e do curso Química (licenciatura), promoveu a abertura da 8ª Semana de Química, na manhã desta segunda-feira, 19, no anfiteatro Garibaldi Brasil. A programação do evento encerra-se nesta quarta-feira, 21, com palestras, minicursos e apresentações culturais.

Durante a abertura, foi lançada a revista científica eletrônica do CCBN, “Scientia Natarualis”, que terá trabalhos científicos originados de pesquisas nas áreas de química, física, ciências biológicas, ciências agrárias e ensino de ciências.  As modalidades serão de artigos científicos, relatos de experiência, notas técnicas, além de trabalhos associados a eventos nacionais e internacionais e revisões bibliográficas.

A periodicidade da revista será de um volume por ano, com dois números. “A intenção é promover tanto dentro como fora do CCBN a produção científica”, explicou o coordenador da semana, Carlos Garção.

De acordo com o coordenador de Química (licenciatura), Adriano Antônio da Silva, o evento é uma forma de levar ao público externo o conhecimento adquirido na universidade. “O aluno entra na universidade para depois retornar o conhecimento, para ser um agente de transformação da sociedade e mostrar a bagagem científica adquirida por ele”, disse.

Também compuseram a tribuna de honra os representantes da Reitoria, Ednaceli Abreu, e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Lisandro Juno; além do diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Vagner Pinto, e do professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Teixeira.

Continue lendo

Veja também

Mais lidas