Parada do Orgulho LGBT acontecerá no próximo dia 30, em Rio Branco

A icônica bandeira LGBT, conhecida mundialmente pelas suas seis cores, ganha, no Acre, mais um tom: o das Eleições 2018. A Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) anunciou para o dia 24 de setembro o início da 12ª edição da Semana Acreana da Diversidade, que se encerra no dia 30, domingo, com a tradicional Parada do Orgulho LGBT.

Neste ano, os eventos têm como lema “Seu Voto Vale a Sua Vida”. Para o presidente do Fórum de ONGs LGBTs do Acre, Germano Marino, a Semana da Diversidade e a Parada têm o objetivo de conscientizar lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes a não votarem em candidatos críticos à luta da comunidade por direitos iguais e pelo fim da discriminação.

“A ideia é despertar na população LGBT do Acre a consciência de que não devemos apoiar candidatos a presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais que possam deixar de sancionar ou votar contra projetos que garantem direitos iguais, fazendo com que o estigma e o preconceito cresçam no Acre e no restante do Brasil”, explicou o ativista.

Em carta aberta à sociedade acreana, a Ahac escreve que “é essencial apoiar quem se compromete a garantir a implementação e manutenção de políticas públicas federais de promoção da cidadania LGBT”. Além disso, a entidade reivindica ao futuro governador do Acre a criação do Plano de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT.

A abertura oficial da Semana da Diversidade acontece na segunda, 24, às 15h, no Palácio da Justiça, ao lado da Assembleia Legislativa (Aleac), com o lançamento do curta-metragem “Seu Voto Vale a Sua Vida!”. Haverá ainda a entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência como forma de homenagear aliados do enfrentamento da LGBTfobia no Acre.

A programação traz, no decorrer da semana, palestras, torneio de futsal feminino, roda de conversa, mostra de cinema e peças teatrais. A agenda se encerra no domingo, 30, sete dias antes das Eleições, com a Parada LGBT. A concentração acontece às 15h, no Skate Park, no Canal da Maternidade. De lá, os participantes caminharão em direção à Avenida Brasil, na rua do Sesc Centro, onde acontece o show do grupo Los Porongas, do Acre, e d’A Banda Mais Bonita da Cidade, que compôs o hit Oração. Os shows integram a programação do Aldeia Caiçuma das Artes, do Sesc, que, neste ano, é realizado em parceria com a Semana da Diversidade.

Os eventos acontecem poucos meses após a aprovação, pela Câmara dos Vereadores de Rio Branco, do polêmico Estatuto da Vida e da Família. A lei, que foi derrubada por unanimidade em julho pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), conceituava família como entidade formada apenas por homem e mulher, excluindo, portanto, arranjos homoafetivos. O projeto, proposto pela Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameac), também excluía famílias LGBTs de uma série de direitos elementares, como saúde, educação, entre outros.

Fonte: Página 20

Você pode gostar

Mais Notícias
Ver Mais