28 setembro 2021 6:51 am
23 C
Rio Branco
28 setembro 2021 6:51 am

Mais de 25 mil crianças já foram vacinadas contra sarampo e poliomielite no Acre

da redação ecos da notícia
Com o objetivo de imunizar e garantir a saúde das crianças do Acre, no último sábado, 18, aconteceu o dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
 
Com o tema “Se tem infância, tem vacinação”, o dia nacional de mobilização foi uma ação para fortalecer o índice de vacinação em todo o Brasil.
 
No Acre, durante todo o dia, cerca de 180 postos ficaram em funcionamento, com o envolvimento de aproximadamente 700 profissionais reunindo esforços e trabalhando na imunização do público alvo da campanha, que são crianças de 1 a menos de 5 anos de idade.
 
O reflexo desse trabalho resultou na vacinação de 40% do público prioritário, o que equivale a aproximadamente 25,8 mil crianças.  Ao todo já são 28,8 mil crianças vacinadas no estado.
 
“Apesar de não termos alcançado a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 60% da vacina durante o dia D, o número de crianças vacinadas já é bastante satisfatório. Nosso objetivo é de vacinar 95% do grupo prioritário até o fim da campanha” diz Núbia Moreira, enfermeira da equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI).
 
O foco maior da campanha é o sarampo, já que o Brasil vive um surto da doença, que não circulava no país desde 2001. Já são mais de 1,2 mil casos em todo o Brasil, sendo que sete pessoas já morreram. O Acre, que durante 18 anos não apresentou nenhum caso da doença, já totaliza quatro registros confirmados.
 
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode levar à morte e é transmitida por tosse, espirro e até mesmo pela fala. Vale lembrar que a única maneira de prevenção contra a doença é a vacina.
 
A boa notícia para os pais que não puderam levar os filhos para se vacinar durante o Dia D é que a vacina continua disponível nos postos de saúde de todo o estado. Lembrando que a vacina contra o sarampo protege também contra caxumba e rubéola. As informações são da Assessoria.
- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS