20 outubro 2021 6:34 pm
30.3 C
Rio Branco
20 outubro 2021 6:34 pm

Apoio aos autistas: Gladson e Rocha firmam compromisso com Associação Família Azul

da redação, com informações da assessoria
- Publicidade-

“Assumo de imediato o compromisso do nosso governo em solicitar uma revisão legislativa da Lei da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Aspectro Autista (TEA), bem como vamos adotar ações efetivas de inclusão e eficácia das políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social”. Esse foi o compromisso garantido pelo candidato a governador do Acre pela coligação Mudança e Competência, Gladson Cameli, a Associação Família Azul, na manhã deste sábado (25).

Durante o encontro com os representantes Associação da Família Azul do Acre (AFAC), Gladson e o candidato a vice-governador, Major Rocha, ouviram atentamente os clamores de pais, familiares e responsavéis por autistas.

De acordo com o presidente da entidade, Abrahão Púpio, a situação dos autistas no estado é trágica, ainda mais por ser difícil o diagnóstico.

“Atualmente, no Acre, existem cerca de dez mil autistas. Só há três neuropediatras para atender todo o estado. Dois ficam na capital e um outro vem de São Paulo fazer atendimentos períodicos. Faltam especialistas e medicamentos. Isso não é segredo. Temos pacientes com mais de dois anos na fila de espera aguardando retorno ao médico”, relatou Púpio citando algumas das carências existentes no serviço público.

Sensível à causa, Gladosn Cameli anunciou que, na condição de governador, vai construir um centro de atendimento especializado e trabalhar em parceria com os municípios para implantação de pólos de apoio em todo interior.

“Para minimizar o sofrimento de pacientes e familiares, precisamos de instalações físicas adequadas, profissionais especializados e que passem permanentemente por capacitação e qualificação. Vamos atrás de recursos junto aos ministérios. Vamos regularizar a questão dos medicamentos. É questão de vontade política e organização”, disse Gladson revelando que acompanha a realidade dos autista por ter uma prima com TEA.

Ao fim do encontro, representantes da Associação Família Azul entregaram aos candidatos da coligação Mudança e Competência uma carta contendo uma pauta de reivindicações em defesa dos autistas. Elas deixaram a reunião com a garantia de ambos em lutar por melhores condições aos pacientes e familiares.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS