Rio Branco,

aaa

Em Rio Branco, 3ª edição da Eco Flores quer gerar lucros de mais de R$ 45 mil em vendas

Por Aline Vieira, Jornal do Acre 1ª edição, G1 AC, Rio Branco

Produtos estão expostos no Horto Florestal, em Rio Branco, mas feira se encerra no domingo (3). Evento debateu ainda a importância da água em um seminário com a presença de representantes do Peru e da Bolívia.

- Publicidade-

Flores, móveis, mudas de árvores, plantas naturais e uma diversidade de artesanatos estão expostos na 3ª edição da Eco Flores, no Horto Florestal, em Rio Branco. Nesta edição, a organização quer superar a marca de vendas do ano passado, que foi de R$ 45 mil. A feira se encerra neste domingo (3).

O consumidor pode encontrar ainda pequenos animais, móveis em madeira, artesanatos e produtos regionais produzidos na capital acreana e mais dez municípios do estado. Solange Silva é uma dessas produtoras. Ela veio de Porto Acre, interior do Acre, e montou uma barraca com uma variedade de frutas e verduras. É de feiras como essa que ela leva o sustento para dentro de casa

“Sempre que tem essas feiras é muito bom para gente porque divulgamos nosso trabalho e o que usamos na colônia. É daqui que tiro o sustento da minha família”, complementou.

Produtos estão expostos no Horto Florestal, em Rio Branco (Foto: Reprodução)

Produtos estão expostos no Horto Florestal, em Rio Branco (Foto: Reprodução)

A artista plástica Léia Haedrirl trouxe para a feira peças feitas com materiais recicláveis. Uma máquina de lavar foi transformada em um lindo puf. Pedaços de madeira, espuma e ventilador: tudo vira obra de arte. Uma prova que o lixo pode sim se transformar em luxo.

“Usei muita coisa tipo caixote, turbos, restos de madeira, pesando em salvar o meio ambiente. Cada um fazendo sua parte vamos deixar a floresta livre”, falou.

É por meio das obras de artes que Leia pode empreender e ajudar no sustento da família. “É o que me ajuda muito porque meu marido também é artista. Os artistas não têm uma renda boa, então, eu fazendo essas coisas e ele fazendo o dele também a gente tem uma renda melhor para sustentar os filhos e comprar material para estudar”, garantiu.

Ao todo, o evento tem 105 empreendimentos e é uma parceria da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol). A diretora da Unisol, Isadora Santos, explicou que a feira representa uma valorização dos pequenos empreendedores no estado, além de uma grande oportunidade de integração entre eles.

“Gera renda, mas também tem esse potencial de gerar negócios depois. Então, o pessoal acaba fazendo algumas rodadas de negócio, também conversando com lojistas e quem vem comprar individualmente. Tem esse potencial grande de contatos de empreendimentos”, afirmou.

Seminário debateu questões sobre a preservação da água na Amazônia (Foto: Reprodução)

Seminário debateu questões sobre a preservação da água na Amazônia (Foto: Reprodução)

Seminário internacional

Além da exibições de diversos produtos e plantas, o evento debateu muito a importância da Amazônia e com participações internacionais. Foi realizado um seminário internacional em defesa das águas com representantes do Peru e Bolívia.

“As instituições do Peru e Bolívia são importantes enquanto Amazônia. Então, no entendimento que a Amazônia ultrapassa fronteiras e vamos falar da defesa das águas que é um tema extremamente importante tanto na preservação ambiental quanto na preservação nas comunidades ribeirinhas que vivem ao redor e ajudam preservar”, falou Isadora.

A representante da Bolívia, Ana Lúcia, falou que a troca de conhecimento vai servir para potencializar experiências já desenvolvidas no Brasil como do açaí, que pode ajudar na exploração do produto em Cobija.

“Na Bolívia o açaí não era consumido, nem conhecimento e com todo essa falta de emprego comecei fazendo uma campanha mostrando que o açaí tem um mercado a nível mundial e agora precisamos muito de capacitação no açaí, o que podemos fazer do caroço que tipo de artesanato, que dá para fazer óleos, m´voeis emuita coisa que o Brasil está ano-luz na frente”, comemorou.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS