26 outubro 2021 9:34 pm
24.3 C
Rio Branco
26 outubro 2021 9:34 pm

5ª edição da Corrida Floresta Viva será realizada em Cruzeiro do Sul

Por Adelcimar Carvalho, G1 Cruzeiro do Sul, AC

Prova está marcada para 23 de junho e faz parte das comemorações do aniversário do Corpo de Bombeiros. Corrida terá percurso de 5,5 km, com largada e chegada dentro da Arena do Juruá

- Publicidade-

A quinta edição da Corrida Floresta Viva será realizada no dia 23 de junho em Cruzeiro do Sul, 1 648 km de Rio Branco, capital do Acre. O evento faz parte das comemorações do aniversário do Corpo de Bombeiros. Este ano a corrida terá percurso de 5,5 km, com largada e chegada dentro da Arena do Juruá.

Segundo o capitão Rômulo Barros, comandante do Batalhão dos Bombeiros no município, a intenção é levar conscientização ambiental à população e tentar despertar as pessoas sobre os riscos das queimadas urbanas.

Corrida Floresta Viva, em Cruzeiro do Sul (AC), terá largada e chegada na Arena do Juruá (Foto: Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul/Divulgação)

Corrida Floresta Viva, em Cruzeiro do Sul (AC), terá largada e chegada na Arena do Juruá (Foto: Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul/Divulgação)

– Aproveitamos o momento onde preparamos uma série de ações para comemorar o aniversário do Corpo de Bombeiros. Nosso batalhão é de Educação e Proteção Ambiental e Combate a Incêndio. Tentamos promover, através da prática esportiva, a interação entre o atleta e o meio ambiente. Por isso denominamos corrida Floresta Viva, para fazer com que as pessoas entendam que vivemos neste período a transição entre o inverno e o verão e que são necessárias medidas preventivas para termos qualidade de ar que possibilite a prática esportiva – explica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no quartel do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul. Para receber o kit com medalha e camisa, o valor é de R$ 25.

– A corrida é um apelo para termos um meio ambiente mais preservado afim que possamos fazer nossas atividades físicas. O percurso de 5,5 km já foi percorrido na edição anterior e levou cerca de 350 corredores. As inscrições estão abertas desde o dia 30 de maio. Nosso cunho é ambiental e a inscrição é gratuita, porém quem quiser receber kit com medalha e camisa terá que pagar – diz o comandante.

Percurso da 5ª Corrida Floresta Viva, em Cruzeiro do Sul (AC) (Foto: Reprodução)

Percurso da 5ª Corrida Floresta Viva, em Cruzeiro do Sul (AC) (Foto: Reprodução)

Além da corrida, o Corpo de Bombeiros desenvolve outras ações durante todo o mês de junho visando alertar a população.

– Informamos à população o momento de risco que vamos passar por conta da estiagem do verão amazônico, pois o baixo índice de precipitação pluviométrica deixa a região vulnerável a qualquer centelha ou emissão de calor a causar incêndio em vegetação, floresta, e terrenos baldios. Também sobre capacitação de produtores rurais em toda a região, palestras em escolas informando aos alunos a necessidade de levar as informações educativas aos familiares e amigos para que se tornem multiplicadores da questão ambiental, e um projeto junto aos ribeirinhos que são levados às áreas de referência, onde há mais de cinco anos não é feito nenhum tipo queimada – pontua Barros.

Na edição do ano passado o percurso da corrida foi realizado de forma mista. Os corredores fizeram parte na rodovia AC-405 e outro dentro de uma trilha no parque do Sesc.

- Publicidade-
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS