Rio Branco,

aaa

Sindicato decide suspender paralisação dos caminhoneiros no Acre

Por Iryá Rodrigues, G1 AC, Rio Branco

Caminhoneiros decidiram deixar as BRs 364, 317 e entrada da Estrada Transacreana nesta terça-feira (29).

- Publicidade-

A paralisação dos caminhoneiros no Acre foi suspensa nesta terça-feira (29), segundo informou o Sindicato dos Caminhoneiros e Máquinas Pesadas, Júlio Farias.

Os manifestantes começaram a deixar os três pontos de paralisação nas BR-364, 317 e na entrada da Estrada Transacreana, em Rio Branco.

“Estamos suspendendo a paralisação nos três pontos. O pessoal que estava no movimento é dono do caminhão, estava saindo para trabalhar e depois voltava, tem família para sustentar”, justificou Farias.

Desde a decisão do presidente Michel Temer de reduzir o diesel por 60 dias e atender outras reivindicações da categoria, o movimento no Acre vem perdendo força.

O sindicalista afirmou que a decisão de suspender a greve no estado leva em consideração o acordo feito entre as entidades que representam a categoria e o governo federal.

“As entidades que representam a categoria a nível nacional já fez acordo com o governo federal. Eles vão cumprir e vamos voltar a trabalhar. Esse valor não significa muito, mas já teve um avanço. A categoria mostrou que tem peso e acredito que o presidente não vai descumprir os acordos feitos”, afirmou o sindicalista.

Postos de combustíveis

O Sindicato dos Revendedores de Derivados de Petróleo do Acre (Sindepac) informou que todos os postos da capital foram reabastecidos. Conforme o sindicato, apesar da crise no abastecimento, havia combustível em alguns postos da cidade. A oferta chegou a reduzir “consideravelmente”, mas não houve desabastecimento total.

O Sindepac desconhece ponto de revenda que esteja no momento sem combustível. De acordo com o sindicato, a situação está normalizada em relação a gasolina, mas alguns postos estão sem etanol. A expectativa é que até quarta-feira (30) normalize o reabastecimento desse item.

“Nem todos os revendedores trabalham com a oferta do produto e a falta de etanol é pouco sentida porque a maioria dos consumidores usa gasolina. O combustível que chega no Acre é retirado das bases de Rondônia. Essas unidades estão abertas e os caminhões estão podendo abastecer normalmente”, afirmou o sindicato.

Alimentos, segurança, transporte e saúde

O diretor da Central de Abastecimento da capital acreana (Ceasa), Janderson Rodrigues, afirmou que produtos como batata, tomate, banana prata e frutas importadas começaram a reduzir nos estoques.

A Superintendência de Transportes de Rio Branco (RBTrans). Conforme o órgão, informou que toda a frota está atuando normalmente nesta terça.

A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC), também afirmou que os serviços não foram afetados e seguem com as operações.

O mesmo foi informado pela Sesacre. De acordo com o órgão, os hospitais seguem funcionando normalmente. A secretaria já estabeleceu medidas preventivas junto ao Governo do Acre para evitar qualquer desabastecimento.

As empresas aéreas Latam e Gol informaram que nenhum voo foi cancelado nesta terça nos aeroportos do Acre.

- Publicidade-

ÚLTIMAS NOTÍCIAS